A publicidade digital está sentada em um ponto de incerteza, pois as tarifas roil a economia e a inteligência artificial (AI) interrompem o ecossistema. Essas ameaças não concordaram com o desempenho do Google no segundo trimestre de 2025.
A pesquisa e outros, o maior segmento da empresa, aumentou a receita quase 12% ano a ano, para US $ 54,2 bilhões, enquanto o YouTube obteve um ganho de 13% em relação a US $ 9,8 bilhões. A receita geral do primeiro trimestre do segundo trimestre chegou a US $ 71,3 bilhões, um aumento de 10,4% no período do ano anterior, de acordo com um relatório de ganhos do alfabeto dos pais.
A pesquisa experimentou um crescimento “em todas as verticais”, disse o CFO Anat Ashkenazi em uma ligação discutindo os resultados com analistas, liderados pelas indústrias de serviços financeiros e de varejo. O Google também continuou a ver a tração do consumidor por seus esforços para injetar recursos de IA mais generativos na experiência de pesquisa.
Pelos números
$ 54,2b
O segundo trimestre de receita de anúncios para a pesquisa de chaves e outro segmento do Google, que viu o crescimento “em todas as verticais”. Visões gerais de IA ainda não precisam de monetização
2m
O número de anunciantes que usam as ferramentas generativas de IA do Google para executar anúncios. Essa base aumentou 50% no mesmo período do ano passado
40b
Horas de conteúdo esportivo do YouTube agora assistiam anualmente. O Google está tornando os esportes ao vivo uma prioridade maior para a plataforma de vídeo
Visão geral da IA, caixas de texto que simplificam as respostas para consultas usando IA generativa, estão desenhando mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais (MAUS). Um modo de IA separado para se aprofundar em pesquisas complexas de formato mais longo tem mais de 100 milhões de maus nos EUA e na Índia, onde está disponível no momento.
“Vemos monetização aproximadamente na mesma taxa, o que nos dá, na verdade, uma base realmente forte, na qual podemos inovar e impulsionar, na verdade, mais inovadores e novos e de próxima geração de formatos de anúncios”, disse o diretor de negócios Philipp Schindler quando solicitado por um analista sobre o impacto das visões gerais da IA na publicidade de pesquisa.
O Google também trabalhou para colocar mais ferramentas de IA nas mãos dos anunciantes, incluindo um conjunto de soluções da AI Max for Search, lançado em maio. Os executivos reivindicam os recursos normalmente direcionam 14% mais conversões para as marcas. Além da otimização de campanhas, mais empresas estão adotando produtos generativos de IA do Google para publicidade criativa. O número de anunciantes que usam as ferramentas de geração de ativos movidos a IA do Google aumentou 50% em relação ao ano passado, para 2 milhões, segundo Schindler.
“Os produtos movidos a IA do Google para anunciantes, incluindo a IA Max para campanhas de pesquisa, exploração de lances inteligentes, demanda gen e estúdio de ativos, estão se apresentando conforme o esperado, embora forçam os anunciantes a ceder controle e transparência em troca de desempenho”, disse o analista sênior da Forrester, Nikhil Lai, em comentários por e-mail. “No entanto, eles continuarão sendo adotados por agências e marcas que buscam mais rendimento de orçamentos triturados”.
O YouTube também foi citado como um ponto de força no segundo trimestre, pois a plataforma de vídeo se torna um player mais sério na TV e como seu Tiktok parecido, chamado shorts, avança sua abordagem para monetização e gera mais de 200 bilhões de visualizações diárias. Os shorts nos EUA agora estão ganhando tanta receita de anúncios por hora assistida como vídeo tradicional no YouTube, disse o CEO do Google Sundar Pichai.
Os executivos referenciaram os dados da Nielsen que mostram que o YouTube se tornou o melhor player no streaming, impulso que o Google está tentando se estender a áreas como esportes ao vivo. O YouTube transmitirá seu primeiro jogo exclusivo da NFL em setembro após o início da temporada (seu serviço de TV conectado, o YouTube TV, também carrega o ingresso da NFL Sunday). Os consumidores assistem a mais de 40 bilhões de horas de conteúdo esportivo via YouTube anualmente, por Pichai.
Muitas perguntas ainda estão nos negócios do Google, que está disputando com uma repressão antitruste, aumentando a concorrência de rivais da IA como o ChatGPT e o potencial de impactos mais concretos da Guerra do Comércio, caso seja advertidor de apetite. O Google também está entrando em um período em que entrará em um dilúvio de gastos com anúncios políticos de 2024, o que pode levar a comparáveis desfavoráveis.
“Acho que é muito cedo para comentar qualquer coisa (acontecendo) na segunda metade do ano”, disse Schindler.