Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dia da Mulher: educar meninas é transformar o mundo – 07/03/2025 – Papo de Responsa

A imagem mostra uma criança sorrindo enquanto está sentada em frente a um computador em uma sala de informática. Ao fundo, outras crianças também estão usando computadores. A iluminação é baixa, com algumas telas de computador iluminadas, criando um contraste com o ambiente mais escuro.

Se há algo que aprendi nestes mais de 30 anos à frente da Casa do Zezinho é que educação é a chave que abre todas as portas. Mas, quando falamos sobre meninas, educar vai além de ensinar a ler, escrever ou fazer contas.

Educar meninas é abrir portas que historicamente estiveram fechadas para elas. É dar-lhes a chance de enxergar um futuro onde possam ser protagonistas e não somente coadjuvantes.

Educação muda tudo. Ela dá coragem para enfrentar desafios, ensina a questionar o que parece impossível e mostra que o mundo pode ser maior do que elas imaginam.

Quando uma menina aprende, ela se fortalece. Quando uma menina se fortalece, ela transforma o mundo.

Apesar disso, educação precisa ser mais do que apenas ensinar conteúdos. Precisamos educar para que elas tenham voz, para que saibam que podem errar e tentar de novo, para confiarem no próprio potencial.

Hoje, no Brasil, ainda vemos meninas abandonando os estudos para cuidar da casa ou dos irmãos. Pesquisa da Plan International Brasil realizada em nove países, incluindo o Brasil, mostrou que meninas passam mais de cinco horas diárias realizando trabalhos domésticos e tarefas de cuidado, como cuidar de irmãos mais novos.

Essa sobrecarga afeta seu desempenho escolar, reduz o tempo de lazer e pode levar ao abandono dos estudos. Além disso, vemos escolas que não incentivam alunas a explorarem áreas como ciência, tecnologia e esportes.

Se quisermos um futuro diferente, precisamos começar agora. Isso significa garantir que todas as meninas tenham acesso a uma educação de qualidade, que traga diversas oportunidades. Isso significa oferecer espaços onde elas possam sonhar grande, aprender sem medo e acreditar que são capazes.

Aqui em nossa instituição, esse compromisso com educação e protagonismo feminino também se reflete na equipe e liderança. Hoje, 62% de nossos colaboradores são mulheres, e 69,23% dos cargos de liderança da ONG são ocupados por elas.

Além disso, 46,9% das Zezinhas matriculadas participam ativamente dos processos educacionais, reafirmando nosso compromisso em oferecer oportunidades reais para que meninas cresçam acreditando no seu potencial e no poder da transformação por meio da educação.

O 8 de Março é muito mais do que o Dia Internacional das Mulheres: é um marco de uma luta cotidiana. Cada menina que recebe educação de qualidade é uma semente de mudança para o mundo.

Precisamos garantir que nenhuma delas fique para trás e que todas tenham chance de crescer sabendo que são fortes, inteligentes e capazes de construir o próprio caminho.

Quando educamos uma menina, não transformamos apenas a vida dela, mas também uma geração inteira.



Fonte ==> Folha SP

Relacionados