Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Rotary oferece bolsas de estudo para promover a paz e o desenvolvimento sustentável

Rotary oferece bolsas de estudo para promover a paz e o desenvolvimento sustentável

 Foto: Bhautik Patel, via Unsplash

Programa oferece oportunidades para mestrado e cursos de aperfeiçoamento profissional em universidades renomadas. Inscrições até 15/05.

O Rotary International está com as inscrições abertas para a edição 2026-27 do programa Bolsas Rotary pela Paz, que oferece oportunidades de estudo para mestrado e cursos de aperfeiçoamento profissional em instituições renomadas, como Duke University (EUA), International Christian University (Japão) e University of Queensland (Austrália).

A bolsa para estudos nos Centros Rotary é destinada a quem já tem experiência em paz e desenvolvimento, compromisso com o voluntariado comunitário e internacional, e com a promoção da paz em nível local e global. O programa combina formação acadêmica e prática para capacitar líderes na solução de conflitos e na criação de impacto positivo em suas comunidades.

Anualmente, a  Fundação Rotária outorga até 50 bolsas para o programa de mestrado e até 80 para o curso de aperfeiçoamento profissional (certificado) em universidades renomadas.

Interessados devem entrar em contato com um Rotary Club local e se inscrever até 15 de maio.

Por meio do apoio a bolsas de estudo e projetos globais, o Rotary atua em frentes como combate a doenças, acesso à água potável e saneamento, saúde materno-infantil, educação e desenvolvimento econômico.  A organização busca endereçar desafios como pobreza, discriminação, tensões étnicas e desigualdade social.

“A paz está no centro da nossa missão. Acreditamos que, quando as pessoas promovem a paz em suas comunidades, geram um impacto global”, afirma Mário César Martins de Camargo, presidente do Rotary International.

Processo seletivo

Candidatos serão avaliados por meio de análise de currículo acadêmico e profissional, cartas de recomendação, entrevistas multilíngues e uma avaliação criteriosa de suas qualificações em paz, desenvolvimento e potencial de liderança.

Desde sua criação, o Programa Rotary pela Paz formou 1.500 profissionais que atuam em cerca de 115 países, em setores como educação, polícia, governos, ONGs, instituições de pesquisa e organizações internacionais como a ONU e o Banco Mundial.

Destaque brasileiro

Em 2023, três brasileiras foram aprovadas no programa, destacando a relevância do Brasil em temas globais como resolução de conflitos e desenvolvimento sustentável. Um dos exemplos é Daisy Bispo Teles, graduada em Relações Internacionais pela PUC-Rio e voluntária no acolhimento de refugiados pela Cruz Vermelha. Ela foi selecionada para o mestrado na Uppsala University, na Suécia, uma das cinco universidades parceiras do programa.

A história de Daisy exemplifica como o apoio de organizações como o Rotary pode transformar vidas e comunidades ao redor do mundo.

Para mais informações sobre as bolsas, acesse  a página do programa.

Sobre o Rotary

O Rotary une uma rede global de líderes voluntários dedicados a enfrentar os desafios humanitários mais urgentes do mundo e a criar mudanças duradouras. O Rotary conecta 1,2 milhão de pessoas de mais de 45.000 clubes com ações em quase todos os países do mundo. Seu serviço melhora vidas local e internacionalmente, desde ajudar os necessitados em suas próprias comunidades até trabalhar por um mundo livre da poliomielite.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais

Entre em contato: tissen@atissen.com.br

Siga o Blog da Tissen no Linkedin, Instagram, e Facebook.





Fonte ==> Estadão

Relacionados