Em cima de um trio elétrico na avenida Paulista, no último domingo (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro pediu anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.
Ele também defendeu Débora Rodrigues, a cabeleireira presa por participar dos atos, alegando que ela foi detida apenas por pintar uma estátua com batom. Ela poderia ter usado uma canetinha do Pequeno Pônei e, mesmo assim, estaria conspirando contra a democracia.
Em certo momento do discurso, Bolsonaro falou em inglês, para que suas súplicas chegassem às autoridades internacionais e, principalmente, ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Assim que o pedido bilíngue terminou, a avenida Paulista foi tomada por alguns segundos de silêncio, com manifestantes tentando decifrar o que havia sido dito pelo ex-presidente.
Alguns especialistas em língua inglesa e mestrandos em Shakespeare uniram esforços para traduzir a frase de Bolsonaro, garantindo que ela chegasse à Casa Branca sem qualquer erro de interpretação.
A mais provável é que o capitão teria afirmado que vendedores de pipoca e sorvete não poderiam ser condenados por tentativa de golpe.
Outros acreditam que ele teria dito “popcorn, ice cream, deliver cooked tartar in Brazil”, ou seja “entreguem um tartar de pipoca e sorvete cozidos no Brasil”.
Há ainda os que afirmam que Bolsonaro teria dito: “Se tiver pipoca e sorvete, eu topo ser preso pelo Xandão”.
Atendendo às preces dos manifestantes, a mensagem chegou a Donald Trump. O presidente teria ficado indignado —não com as condenações, mas com o inglês do capitão.
Após assinar um tarifaço contra países como China, Camboja e Ilhas Heard e McDonald —habitadas apenas por aves e pinguins—, ele também teria decidido taxar as escolas de inglês brasileiras.
Mesmo sem entender a frase, bolsonaristas passaram a adotar os termos em seus gritos de guerra, como “Deus, Pátria, Popcorn e Família” e “Popcorn e Ice Cream acima de todos!”.
Alguns, vestidos de verde e amarelo, se penduraram em carrinhos de sorvete em alta velocidade. Outros foram vistos orando diante de potes de sorvete, pedindo pela anistia. Se decepcionaram ao abrir e encontrar feijão.
Colunas e Blogs
Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha
Fonte ==> Folha SP