O cidadão desperta de um longuíssimo coma. Ainda com a vista embaçada por quase um quarto de século desacordado, enxerga numa TV ao fundo a imagem do Lula. Comenta com o enfermeiro: “Bom, se o Lula é presidente, eu não fiquei muito tempo fora do ar”.
“É o terceiro mandato do Lula. Estamos em 2025.” O sujeito acha curioso. “Terceiro mandato do Lula? Então o Brasil virou um país de esquerda?”. “Não. Na verdade, nunca foi tão de direita. É que o último presidente de direita era tão abjeto que o Lula e o Alckmin se juntaram pra ganhar dele.” O cara ri. “Cê tá me zoando! O Alckmin e o Lula juntos? Não dá pra pensar numa união mais bizarra.”
“Eu te digo uma: o Alckmin com o Louro Mané, da Ana Maria Braga.” “Você tá falando do Louro José?” “Não, Louro José morreu.” “Putz, que notícia triste.” “Pois é, quem assumiu foi o filho, Louro Mané.” “E que que tem ele? Vai dizer que o Louro Mané também ajudou a eleger o Lula?” “Não, mas talvez ajude a salvar o Lula. O Alckmin foi no Mais Você.” “Que que o Alckmin foi fazer no Mais Você?” “Falar sobre as taxas do Trump.” “O Trump, lá dos hotéis? Que que ele fez, aumentou o preço dos quartos?”
O enfermeiro confere o pulso e a oxigenação do paciente, hesita. “Amigo, eu acho que por hoje você já teve emoção o suficiente, que tal descansar um pouquinho?” “Eu descansei por 25 anos. Quero saber tudo. Por que que o Alckmin tava na Ana Maria Braga falando com o Louro Mané sobre o Trump?”. “O Trump é o presidente dos Estados Unidos.”
O cara gargalha, mas pondera. “Bom, o Reagan também foi presidente dos EUA. Mais estranho é o Lula com o Alckmin e o Alckmin com o Louro Mané. O Trump é um homem de negócios, imagino então que o neoliberalismo continua bombando.” “Não. O Trump tá sendo o maior inimigo do livre comércio. Tá taxando todos os países e o Brasil foi quem teve as maiores porcentagens.”
“O Brasil?! Por quê?! Que que o Lula fez?!” “O Lula não fez nada, foi o Bolsonaro.” “Bolsonaro? É só um deputado de quinta que vive defendendo a ditadura! Quem liga pra ele?.” “Foi ele o presidente antes do Lula.” “Meu Deus do céu! Entendi por que o Lula e o Alckmin se juntaram. Contra o Bolsonaro eu votava até no Louro José, quer dizer, Mané. Que que o Bolsonaro fez pro Trump taxar o Brasil mais que todo mundo? Ameaçou entrar em guerra?”
“Não, lambeu as botas. O Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado quando perdeu as eleições. O plano, parece, era matar o Lula, o Alckmin e o Alexandre de Moraes, ministro do STF. Agora que o Bolsonaro tá sendo julgado, um filho dele e outros correligionários foram pros EUA e convenceram o Trump a ferrar a economia brasileira em troca da impunidade do golpista.”
Colunas e Blogs
Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha
“Que loucura. Como puderam eleger o Bolsonaro?! Como ele convenceu as pessoas? Que que ele falava?”. “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. “Brasil acima de tudo?! E agora ele tá ajudando os EUA a atacar a economia brasileira?” “Aham.”
“Amigo, tem alguma coisa boa acontecendo no Brasil?” O enfermeiro pensa, pensa, pensa. “A capivara tá bombando.” “Como?!” “Sei lá. Do nada, a capivara virou o bicho mais fofo do mundo, foi da febre maculosa à febre mundial, maior caso de ‘rebranding’ da história.” “Capivara não me interessa nada. Mais alguma coisa?” O enfermeiro se ilumina. “Rapaz! Inventaram um troço agora chamado morango do amor! Tipo uma maçã do amor, mas com morango e brigadeiro branco.” “Graças a Deus, alguma notícia boa depois de 25 anos. Morango do amor: me fala mais sobre isso.”
Fonte ==> Folha SP