O Centro Paula Souza, do Governo de São Paulo, está com inscrições abertas para o doutorado gratuito em gestão e desenvolvimento da educação tecnológica.
O público-alvo do novo curso são professores que trabalham nas Etecs (Escolas Técnicas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia), além de profissionais das redes de ensino públicas e privadas.
Este é o primeiro doutorado em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que é recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).
Para se inscrever no processo seletivo, o participante precisa acessar o site oficial da instituição até o dia 23 de agosto. Além de não ter taxa de inscrição, 20% das vagas disponíveis serão destinadas a candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Ao todo, 12 vagas estarão disponíveis para o doutorado.
Para concorrer às vagas, os participantes devem apresentar projeto de pesquisa, diploma de mestrado e fluência em duas línguas estrangeiras. O processo seletivo também inclui prova dissertativa, avaliação da pesquisa e entrevista.
O programa de doutorado terá três linhas de pesquisas -formação do formador, gestão e avaliação e educação tecnológica, cultura e sociedade. No total, o curso terá duração de 48 meses, entre disciplinas, atividades de pesquisa, estudos complementares e residência.
Calendário de inscrição
- Período de inscrições: até 23 de agosto
- Realização da prova escrita: 13 de outubro
- Entrevista presencial com arguição: 11 e 12 de novembro
- Matrícula dos aprovados: 20 a 24 de novembro
- Início das aulas: março de 2026, com data exata a confirmar em calendário da unidade
A Folha oferece assinatura gratuita para estudantes que se inscreverem no Enem; clique aqui para saber mais.
Fonte ==> Folha SP – TEC