Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Trump diz que China não invadirá Taiwan enquanto ele for presidente dos EUA | Mundo

Xi e Ttrump (foto de arquivo) — Foto: Andy Wong / Associated Press

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trumpdisse nesta sexta-feira que o presidente chinês, Xi Jinpinglhe garantiu que a China não invadiria Taiwan enquanto o dirigente americano estiver no poder.

Trump fez as declarações em uma entrevista à Fox News, antes das conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a invasão da Ucrânia por Moscou.

“Eu digo, você sabe, há algo muito parecido com o presidente Xi da China e Taiwan, mas não acredito que haja qualquer chance de isso acontecer enquanto eu estiver aqui. Veremos”, disse Trump durante uma entrevista no programa “Special Report” da Fox News.

“Ele me disse: ‘Eu nunca farei isso enquanto você for presidente’. O presidente Xi me disse isso, e eu respondi: ‘Bem, eu agradeço’, mas ele também disse: ‘Mas sou muito paciente, e a China é muito paciente'”, relatou Trump.

Trump e Xi realizaram sua primeira ligação confirmada no segundo mandato presidencial de Trump em junho. Trump também havia dito em abril que Xi havia lhe ligado, mas não especificou quando essa ligação ocorreu.

A embaixada da China em Washington descreveu nesta sexta-feira o tema de Taiwan como “a questão mais importante e sensível” nas relações sino-americanas.

“O governo dos EUA deve aderir ao princípio de ‘uma só China’ e aos três comunicados conjuntos EUA-China, lidar com as questões relacionadas a Taiwan com prudência e proteger sinceramente as relações EUA-China e a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, disse o porta-voz da embaixada, Liu Pengyu, em um comunicado.

Embora Washington seja o principal fornecedor de armas e apoiador internacional de Taiwan, os EUA – como a maioria dos países – não têm laços diplomáticos formais com a ilha.

Xi e Ttrump (foto de arquivo) — Foto: Andy Wong / Associated Press



Fonte ==> Exame

Relacionados