Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Câmara do Texas aprova novo mapa eleitoral defendido por Trump que favorece republicanos | Mundo

Presidente dos EUA, Donald Trump — Foto: Eric Lee/Bloomberg

A Câmara do Texas aprovou na quarta-feira (19) mapas eleitorais redesenhados que dariam aos republicanos uma vantagem maior em 2026, superando uma manipulação partidária que desencadeou semanas de protestos pelos democratas e uma batalha nacional cada vez maior sobre o chamado redistritamento. As informações são da “Associated Press”.

A aprovação veio a pedido do presidente Donald Trump, que pressionou pela revisão dos mapas do Congresso para dar ao seu partido uma chance maior de manter a Câmara dos Representantes dos EUA nas eleições de meio de mandato de 2026.

Os mapas, que dariam aos republicanos mais cinco cadeiras possíveis de serem conquistadas, precisam ser aprovados pelo Senado estadual controlado pelo Partido Republicano e assinados pelo governador republicano Greg Abbott antes de se tornarem oficiais.

A votação na Câmara do Texas apresentou a melhor chance para os democratas atrapalharem o novo sorteio.

Os legisladores democratas atrasaram a votação em duas semanas ao fugir do Texas no início deste mês em protesto, e receberam monitoramento policial 24 horas por dia após seu retorno para garantir que comparecessem à sessão de quarta-feira.

A aprovação dos mapas do Texas por 88 votos a 52 provavelmente levará a Assembleia Legislativa estadual da Califórnia, controlada pelos democratas, a aprovar, esta semana, um novo mapa da Câmara, criando cinco novos distritos com tendência democrata. No entanto, o mapa da Califórnia exigiria a aprovação dos eleitores em novembro.

Os republicanos do Texas afirmaram abertamente que estavam agindo em prol dos interesses de seu partido. O deputado estadual Todd Hunter, que redigiu a legislação que criou formalmente o novo mapa, observou que a Suprema Corte dos EUA permitiu que políticos redesenhassem distritos para fins abertamente partidários.

“O objetivo subjacente deste plano é direto: melhorar o desempenho político republicano”, disse Hunter, um republicano, no plenário. Após quase oito horas de debate, Hunter voltou a discursar para resumir toda a disputa como nada mais do que uma briga partidária. “Qual a diferença, para o mundo inteiro ouvindo? Os republicanos gostam, e os democratas, não.”

Os democratas disseram que a discordância era mais do que partidarismo.

“Em uma democracia, as pessoas escolhem seus representantes”, disse o deputado estadual Chris Turner. “Este projeto de lei inverte isso e permite que os políticos em Washington escolham seus eleitores.”

O deputado estadual John H. Bucy culpou o presidente. “Este é o mapa de Donald Trump”, disse Bucy. “Ele fabrica clara e deliberadamente mais cinco cadeiras republicanas no Congresso porque o próprio Trump sabe que os eleitores estão rejeitando sua agenda.”

Presidente dos EUA, Donald Trump — Foto: Eric Lee/Bloomberg



Fonte ==> Exame

Relacionados