Este áudio é gerado automaticamente. Informe -nos se você tiver feedback.
A Yum Brands lançou no ano passado campanhas de marketing personalizadas impulsionadas pela inteligência artificial, provocando uma “fábrica de IA” que aproveita os dados do consumidor para permitir seu ecossistema digital. No mês passado, a empresa compartilhou alguns resultados iniciais de dentro da fábrica, o que ajudou a enviar mais de 200 milhões de comunicações geradas pela IA que foram até cinco vezes mais eficazes em comparação com as abordagens tradicionais, entre os KPIs, incluindo frequência e retorno dos gastos com anúncios.
“Em toda a organização, a IA está sobrecarregando nosso marketing”, disse o CEO da YUM, David Gibbs, na chamada de ganhos do segundo trimestre de 2025 da empresa. “Isso não é apenas a evolução do marketing, é uma revolução e estamos apenas começando”.
Para participar dessa revolução, Yum trabalhou para construir uma estrutura fundamental para a IA, tanto na empresa -mãe quanto nas marcas subsidiárias, incluindo Taco Bell, KFC e Pizza Hut. O centro dessa fundação é um esforço de anos para aproveitar as enormes quantidades de dados de primeira parte, que agora estão centralizados em um programa de dados do consumidor chamado Red360. Yum possui mais de 140 milhões de nomes altamente qualificados e com permissão – completos com o histórico de transações – em Red360, cerca de metade dos quais vêm de Taco Bell.
“Acreditamos que uma de nossas vantagens competitivas mais fortes é a nossa escala, e acreditamos que isso aparece se você olhar para todas as nossas marcas”, disse Cameron Davies, diretor de dados da Yum, em entrevista.
A estratégia geral da IA da YUM está focada em três pilares de onde a tecnologia aparece: nas interações com os consumidores (nas comunicações e no drive-thru, por exemplo), como parte do conjunto de soluções de software da empresa (que alimenta o inventário e o agendamento) e as operações acima das lojas. Davies comparou o uso executivo da IA como análogo ao abraço de smartphones durante uma era anterior marcada por páginas e dispositivos BlackBerry.
“Você não pode imaginar a vida sem (seu smartphone), e acreditamos que é aí que o Gen AI se senta”, disse o executivo da tecnologia que já está sendo usada para aumentar a produtividade no nível corporativo.
Live Más com AI
Yum vê os esforços de marketing orientados pela IA como uma maneira de otimizar ainda mais um ecossistema digital que representava 57% do mix de vendas em geral para a empresa. Separando o Taco Bell, o Digital representou 41% da mistura no segundo trimestre 2025 – um recorde alto para a marca. Durante esse período, os esforços movidos a IA ajudaram a aumentar a frequência do CRM e as recomendações no aplicativo para o Taco Bell, por detalhes compartilhados por Yum. Em outras palavras, o sucesso digital do Taco Bell vem do trabalho em estreita parceria com sua empresa controladora e de realmente adotar a tecnologia.
“Uma das maiores lacunas para as marcas é ter capacidades, mas não necessariamente estar realmente preparado para dirigir e defender mudanças”, disse Dane Mathews, diretor digital e de tecnologia da Taco Bell. “A tecnologia vai alimentar os relacionamentos que os consumidores têm com marcas, ponto final.”
A Taco Bell trabalhou para construir tecnologias que atendam a uma base fervorosa de consumidores que busca experimentar, fazer parte e ampliar a marca. A adição de infraestrutura de IA e ferramentas tecnológicas da YUM a essa abordagem acelera os aprendizados da marca, pois ela parece se comunicar relevante em uma base individual.
“A IA está nos ajudando a fazer isso e nos ajudar a progredir”, disse Mathews. “Então estamos apenas passando por superfícies, entre canais, sejam aplicativos, quiosques ou drive-thru … realmente tentando fortalecer e aumentar o relacionamento com nossos fãs”.
No Taco Bell, a IA é vista como uma maneira de impulsionar as necessidades de negócios – não como uma tecnologia para usar, porque é vomitora entre profissionais de marketing e executivos. A marca está usando a tecnologia no trabalho “Nitty-Gritty” supervisionado por profissionais de marketing de marca e equipes de marketing digital. Por exemplo, a IA está começando a alimentar o fluxo de trabalho de conteúdo da marca, além de ajudar as equipes criativas a “expandir a abertura” em seu trabalho, explicou Mathews. Mas desbloquear verdadeiramente o potencial total da IA requer transformação.
“Se isso realmente mudará tudo, isso significa que todo o marketing precisa mudar. Isso significa que nossos modelos mentais sobre como os consumidores se envolvem e o que eles se envolvem tem que mudar”, disse Mathews.
Para ajudar a provocar essa mudança, Taco Bell e Yum trabalharam para deixar de lado as suposições por meio de testes e experimentação. A IA permite que a empresa teste conjuntos de dados nas comunicações do cliente e integram rapidamente os aprendizados em seus modelos. A partir daí, Yum tem a vantagem de poder aplicar aprendizados e modelos em seu portfólio.
“Somente os profissionais de marketing que se mantêm (ai) que … podem estruturar seu aprendizado em torno da experimentação são aqueles que vão ganhar”, disse Mathews. “Esse é o sinal revelador de uma transformação acontecendo em escala”.
Para interno ou não interno
Nos últimos anos, a Yum adquiriu agressivamente e parceria com empresas que compõem seu ecossistema digital e alimentado pela IA. Determinar se o uso da tecnologia interna ou não foi ativado por um filtro que avalia se existe a tecnologia que existe que pode fazer o trabalho melhor do que Yum poderia internamente, se Yum estiver fazendo algo único com a tecnologia e quem pode fazer o trabalho mais rápido e mais barato.
Por exemplo, o Yum possui um mecanismo de inteligência de consumidor interno que usa dados RED360 para personalizar o Upsell oferecem quiosques digitais; Era mais barato e mais rápido para Yum lidar com isso internamente. Mas nos esforços de personalização de e -mail e SMS, a YUM fez uma parceria com a Offerit, uma empresa recentemente adquirida pela plataforma de engajamento do cliente Braze, porque o OfferFit já havia construído um mecanismo de reforço que levaria a Yum vários anos para construir por conta própria.
Essa abordagem agnóstica da parceria interna ou externa permitiu que a YUM e suas marcas resolvessem problemas de negócios e se concentrassem em um volante movido a IA que gira em torno de dados, algoritmos e experiências.
“Não se trata apenas de IA, não se trata apenas de digital. É sobre como tudo isso funciona junto com boa comida e ótimas operações”, disse Davies. “É por isso que estamos usando. Não se trata apenas de ser legal com o Gen AI – é sobre como ele se encaixa na estratégia geral”.