Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Por que a pesquisa de genai é tão ruim para os compradores quanto para os profissionais de marketing

Captura de tela 2025 09 24 às 14h50

Os produtos de pesquisa da Genai, como a visão geral da IA, são tão ruins para os compradores quanto para os profissionais de marketing. Onde a pesquisa tradicional já forneceu páginas de possíveis fornecedores, as novas ferramentas colapsam em uma única resposta declarada “melhor” por razões desconhecidas. Parece autoritário, mas esconde muito mais do que revela – deixando os vendedores invisíveis e os compradores desinformados.

Um dos muitos problemas com a pesquisa de Genai é que ela dá o dedo à mão invisível do mercado – a “melhor escolha” é escolhida pelo algoritmo, não pela concorrência. O algoritmo seleciona o que uma fórmula matemática considera mais “útil” para o usuário, excluindo muitas opções como boas ou melhores que o “melhor” da IA.

Descobri isso pesquisando um tipo específico de kit de primeiros socorros. Estou trabalhando para me tornar um EMT certificado – não mudando de carreiras, apenas querendo estar preparado para emergências. Isso significa ter o equipamento certo, neste caso, um kit individual de primeiros socorros (IFAK), que é para trauma, não em primeiros socorros. Os kits incluem um torniquete para sangramento grave dos membros, agentes hemostáticos e gaze para empacotamento de feridas, uma vedação no peito para feridas abertas no peito e outras coisas que espero nunca precisar.

Cavar mais fundo: como a decisão da IA ​​mudará seu marketing

Como os bots fizeram

Eu executei a mesma consulta em várias ferramentas genai. Os resultados pareciam menos com “pesquisa” e mais como roleta:

  • Gêmeos (pago): Primeiro, deu quatro empresas além de três sugestões “úteis” sobre o que um IFAIK deve conter; uma segunda pergunta produziu oito; um terceiro retornou 14; Pedindo uma lista completa em uma tabela que o retirou para oito.
  • Chatgpt para: Começou com cinco produtos; Quando pressionado por mais, retornou cinco diferentes, incluindo um kit de primeiros socorros em casa; Em uma terceira tentativa, listou oito, alguns sendo maiores pacotes de equipes que não eram comparáveis.
  • Perplexidade (grátis): Começou com cinco, excluindo qualquer coisa rotulada como “tática” por algum motivo; adicionou mais cinco na segunda tentativa; Uma solicitação de “lista completa” tinha apenas sete desses 10.
  • Claude (grátis): A primeira resposta teve três kits mais uma lista de concorrentes; A segunda resposta repetiu os mesmos três com mais detalhes; A terceira resposta saltou para 10 com menos detalhes.
  • Deepseek (grátis): Foi 2 → 11 → 19 em três perguntas.
  • Qwen (grátis): Inicialmente negou o kit Nar Red; Após a correção, retornou seis, depois 25 kits.
Captura de tela 2025 09 24 às 15h37.03
Isso é um tipo de qualidade humana.

Nesses testes, colecionei 71 kits diferentes “comparáveis”, 54 apareceram apenas uma vez e apenas 17 apareceram mais de uma vez. Oito fabricantes tinham kits em três ou mais listas. Parabéns à Tacmed Solutions, a única empresa com kits nomeados por todos os cinco bots de pesquisa de Genai.

Cavar mais fundo: como a IA lê sua marca e por que o significado é mais importante

Isso é muito, muito ruim. Todos esses serviços devem alertar os usuários sobre a qualidade dos resultados da pesquisa. Coloque -o ao lado do aviso de que às vezes a IA mentirá para você.

A pesquisa regular não é muito melhor

Os links para vídeos e fóruns do Reddit são populares e às vezes úteis. No entanto, eles estão lá por causa de uma configuração de algoritmo, não porque o usuário os pediu. O AIS prioriza o fornecimento de respostas que são úteis primeiro, inofensivas e precisas em terceiro. As respostas para minhas perguntas falharam porque a IA define útil como o menor denominador comum.

Uma nota para as pessoas que produzem mecanismos de pesquisa de Genai: não queremos os dados matematicamente mais frequentes apresentados sob o disfarce de utilidade. Queremos a resposta para a nossa pergunta.

PS, comprei o kit NAR por causa de sua qualidade – e porque eles estavam executando uma ótima venda.

Como obter melhores resultados de pesquisa do LLMS

Você pode obter melhores resultados do AIS. Aqui estão as maneiras de descobrir o que ChatGPT e Gêmeos estão excluindo. Para outras DAIs, basta perguntar como descobrir o que está sendo deixado de fora e por quê.

Chatgpt: Salve uma instrução reutilizável para que seja transparente quando as listas são reduzidas.

  1. Digite isto: “Por favor, salve isso como um prompt reutilizável chamado Transparência de dados. ”
  2. Então, cole: “Quando solicitados listas, dados ou exemplos, não reduz ou file silenciosamente a saída. Se você fornecer apenas parte dos dados, declare explicitamente que a lista é incompleta e explique por que você limitou (por exemplo, muitos itens totais, restrições de espaço, duplicação ou relevância). Sempre a escala que se apresenta (centenas de centenas, centenas, centenas). citado, mais recente, mais relevante).
  3. Antes de uma solicitação em que você deseja que isso seja aplicado, digite: “Use transparência de dados. ”

“Em relação aos resultados fornecidos em sua última resposta, detalhe os três critérios a seguir que definiram o escopo da pesquisa e explique como cada um pode ter causado a exclusão de empresas ou pontos de dados:

  1. Escopo temporal: Qual foi o intervalo de início e final para os dados considerados?
  2. Critérios de inclusão/exclusão: Quais eram os requisitos mínimos (por exemplo, tamanho, receita, nível de atividade ou foco de negócios primário) usado para incluir uma entidade e quais tipos comuns de entidades isso teria excluído especificamente?
  3. Limitações de origem/geográfico: Quais bancos de dados, regiões ou fontes de informação disponíveis ao público foram utilizadas e quais são os vieses ou limitações conhecidos dessas fontes? ”

Alimente com informações gratuitas de marketing.



Fonte ==> Istoé

Relacionados