Na próxima semana, de 6 a 10 de outubro, Luziânia (GO) sediará a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), iniciativa que mobilizou mais de 2,2 milhões de pessoas em todo o país durante as etapas escolares, municipais e estaduais. Envolvendo professores, estudantes, gestores e comunidades em jornadas pedagógicas de reflexão, pesquisa e ação, o processo chega agora à sua etapa nacional. A abertura da conferência ocorrerá na segunda-feira (6), às 11h (horário de Brasília), no Auditório Terra do Centro de Treinamento Educacional (CTE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI).
Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a etapa nacional reunirá aproximadamente 800 participantes, entre delegados infantojuvenis, educadores, jovens, acompanhantes e representantes das Comissões Organizadoras Estaduais (COE).
A edição deste ano enfatiza a justiça ambiental e a necessidade de enfrentar desigualdades sociais e territoriais no combate às mudanças do clima. A CNIJMA integra a série de eventos preparatórios à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).
Os estados participantes da 6ª CNIJMA também realizaram o Balanço Ético Global, fortalecendo o compromisso coletivo em torno da justiça socioambiental. O processo busca ecoar a voz de crianças e adolescentes e formular políticas educacionais voltadas a incluir a mudança do clima e a proteção da biodiversidade no currículo escolar e no projeto político-pedagógico das escolas.
O evento é organizado pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea), integrado pelos ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A CNIJMA busca reforçar a escola como espaço central na formação de cidadãos e cidadãs conscientes, críticos e engajados, por meio de projetos de educação ambiental, inovação sustentável e mobilização comunitária.
Programação Nacional – A programação da etapa nacional conta com atividades formativas, culturais e de integração. Entre os destaques, estão:
• feira de projetos: espaço em que os delegados apresentam propostas desenvolvidas em suas escolas e comunidades, compartilhando ideias de transformação socioambiental;
• oficinas: atividades práticas que abordam justiça climática, territórios saudáveis, autoproteção das escolas e estratégias de regeneração ambiental;
• trabalho em grupo: momentos de trabalho em grupo em que os estudantes sistematizam aprendizados e trocam experiências;
• painéis e diálogos com adultos: por meio de temas como continuidade das políticas de educação ambiental e a escola como espaço de reparação e prevenção de traumas;
• noites culturais e apresentações artísticas: celebração da diversidade cultural e troca entre regiões do Brasil;
• gincana: dinâmica coletiva que promove cooperação, ludicidade e reflexão sobre justiça climática; e
• diálogos finais: momento de compromisso coletivo com a educação ambiental e os próximos passos rumo à COP30, em Belém (PA).
Confira a programação resumida, com os horários dos principais momentos:
DATA |
HORÁRIO |
ATIVIDADE |
5/10 – Domingo |
Manhã e Tarde |
Chegada e acolhida Recepção das delegações e jantar |
20h |
Espetáculo cultural de acolhida |
|
6/10 – Segunda-feira |
11h – 12h30 |
Cerimônia de abertura oficial (Auditório Terra) |
14h – 16h30 |
Feira de projetos dos estados |
|
20h30 – 21h |
Sessão de cinema |
|
7/10 – Terça-feira |
9h – 10h30 |
Plenária: “Territórios Saudáveis” |
Manhã e Tarde |
Oficinas temáticas |
|
8/10 – Quarta-feira |
9h – 10h30 |
Plenária: “Territórios que Protegem” |
Manhã e Tarde |
Oficinas temáticas |
|
9/10 – Quinta-feira |
9h – 10h30 |
Plenária: “Territórios de Justiça e Paz” |
11h – 12h30 |
Oficinas temáticas |
|
14h15 – 18h30 |
Gincana |
|
10/10 – Sexta-feira |
9h – 10h30 |
Plenária final: socialização dos resultados e dos produtos das oficinas e leitura coletiva do documento síntese. |
14h – 18h |
Entrega da Carta Compromisso às autoridades |
|
11/10 – Sábado |
Dia todo |
Retorno para os estados |
Retrospectiva – Durante o ano de 2025, a 6ª CNIJMA mobilizou 8.732 escolas em 2.307 municípios brasileiros, refletindo a ampla diversidade socioambiental do país. Entre essas, 1.293 escolas estavam localizadas em áreas de risco socioambiental e 158 atendiam estudantes com deficiência (PCDs). No que diz respeito à diversidade cultural e territorial, envolveu 1.478 escolas da zona rural, 186 indígenas e 139 quilombolas, abrangendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
Em termos de biomas, a Mata Atlântica concentrou o maior número de escolas participantes, com 2.818, seguida pela Caatinga com 2.467, Cerrado com 1.695 e Amazônia com 1.300 escolas.
Um legado de participação – Desde 2003, a CNIJMA envolveu mais de 20 milhões de pessoas. O programa tem valorizado a educação ambiental como política de Estado e promovido a inclusão de temas como mudanças climáticas e proteção da biodiversidade nos currículos escolares, conforme a Lei nº 14.926/2024. O processo fortalece o protagonismo infantojuvenil e conecta a educação básica às grandes agendas globais de meio ambiente e clima.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte ==> MEC