Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Três estatísticas mostram que a estratégia de marketing baseada em IA da Publicis está valendo a pena

Publicis eleva os serviços de marketing esportivo com a aquisição sob medida


Este áudio é gerado automaticamente. Por favor, deixe-nos saber se você tiver comentários.

O Publicis Groupe superou as expectativas no terceiro trimestre e elevou novamente a sua orientação para o ano inteiro, ampliando uma série de vitórias que tem desafiado consistentemente um mercado publicitário que de outra forma seria instável. A receita orgânica aumentou 5,7% ano após ano, para 3,53 mil milhões de euros, ou cerca de 4 mil milhões de dólares, enquanto o grupo ad-holding espera agora entregar entre 5% a 5,5% de crescimento orgânico em 2025, de acordo com uma declaração de lucros.

O proprietário de agências como Razorfish e Publicis Sapient alertou anteriormente que um clima macroeconómico obscurecido por tarifas poderia levar os clientes a reduzir os gastos no segundo semestre, mas o CEO da Publicis, Arthur Sadoun, indicou que o oposto ocorreu nos últimos meses. Não ocorreram cortes materiais no terceiro trimestre, enquanto os âmbitos de trabalho se expandiram e o grupo registou “um crescimento significativo na produção e nos ganhos criativos”, disse o executivo numa teleconferência a discutir os resultados com analistas.

Um dos principais impulsionadores do impulso é a tração para ofertas de inteligência artificial (IA). A Publicis reforçou sua capacidade de informar a IA usando dados por meio de acordos como a aquisição da Lotame no início deste ano. CoreAI, uma plataforma lançada pela Publicis no início de 2024 como parte de um pivô maior em direção à tecnologia, “impulsionou todos os argumentos de venda que vencemos este ano”, disse Sadoun – e é aí que a rede precisa se envolver em um argumento de venda tradicional.

“Conseguimos convencer marcas muito grandes com contas materiais a migrar para a Publicis sem uma proposta por um único motivo, que é: a IA (permite-nos) diferenciar-nos ainda mais e alavancar as nossas capacidades de uma forma única (…)”, disse Sadoun.

Pelos números

80%

Porcentagem do negócio de mídia conectada da Publicis que agora é alimentado por IA, de acordo com o CEO Arthur Sadoun

5,5%

Aumento da receita orgânica da Publicis no terceiro trimestre. Os resultados foram impulsionados pelo crescente interesse nas ofertas de IA da rede

US$ 6 bilhões

Novo faturamento líquido da Publicis nos primeiros nove meses de 2025. Esse número está próximo da receita total do ano passado

Sadoun explicou que a IA está tendo impacto em três áreas importantes: Conectando mídia paga com canais como comércio eletrônico e influenciadores; auxiliar na produção e personalizar melhor o conteúdo; e auxiliando clientes na construção de redes de agentes. A Publicis expandiu em junho suas capacidades de transformação de IA por meio de um acordo com a Nvidia focado na consultoria Sapient e sua plataforma de agência Bodhi.

Por categoria, a mídia conectada representou 60% da receita líquida da Publicis no terceiro trimestre, enquanto a criatividade representou 25% e a consultoria 15%. Cerca de 80% da mídia conectada agora é alimentada por IA, segundo Sadoun. A IA está ajudando a unir vários braços do negócio, explicou o executivo, unindo os dados do Epsilon com a tecnologia do Captiv8 e a rede de criadores do Influential.

“(Nós) construímos a maior e mais poderosa plataforma de mídia influenciadora do mundo, permitindo que nossos clientes ofereçam o mesmo alcance que conseguem no Super Bowl por apenas uma fração do custo”, disse Sadoun.

A força da Publicis no terceiro trimestre também foi aparente em todas as regiões. Nos EUA, mercado que respondeu por 59% da receita líquida, o crescimento orgânico atingiu 7,1% no período. Ao longo dos primeiros nove meses de 2025, a Publicis alcançou um novo faturamento líquido de US$ 6 bilhões, aproximando-se da receita total do ano passado.



Relacionados