Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Premiê da França propõe suspender lei de idade de aposentadoria até as eleições de 2027

Premiê da França propõe suspender lei de idade de aposentadoria até as eleições de 2027

O primeiro-ministro francês, Sebastien Lecornu, proporá a suspensão de um plano contestado que eleva a idade desaposentadoria de 62 para 64 anos, em uma tentativa de evitar que seu frágil governo minoritário seja imediatamente derrubado. Lecornu disse nesta terça-feira, 14, em um discurso na Assembleia Nacional, que a lei, uma política emblemática do presidente francês, Emmanuel Macron, seria colocada em pausa até depois da próxima eleição presidencial – a ser realizada em 2027.

O primeiro-ministro francês, Sebastien Lecornu, proporá a suspensão de um plano contestado que eleva a idade desaposentadoria de 62 para 64 anosem uma tentativa de evitar que seu frágil governo minoritário seja imediatamente derrubado. Lecornu disse nesta terça-feira, 14, em um discurso na Assembleia Nacional, que a lei, uma política emblemática do presidente francês, Emmanuel Macron, seria colocada em pausa até depois da próxima eleição presidencial – a ser realizada em 2027.

LEIA TAMBÉM: Primeiro-ministro recém-renomeado na França pede calma e admite que pode não durar no cargo

Ó premiê se reuniu anteriormente com seu gabinete para discutir propostas para o orçamento de 2026que precisa ser aprovado até o final do ano. Lecornu enfrenta duas moções de desconfiança pelos partidos de extrema-esquerda França Insubmissa e de extrema-direita Reunião Nacional.

Os dois partidos não têm cadeiras suficientes para derrubar o governo por conta própriamas o primeiro-ministro poderia ser rapidamente removido se o Partido Socialista se unir a eles. Com seu governo por um fio, o recém-nomeado primeiro-ministro da França deve fazer concessões a seus oponentes políticos para evitar o voto de desconfiança ainda esta semana, enquanto o país luta para encerrar uma crise política persistente. Fonte: Imprensa Associada



Fonte ==> Folha SP

Relacionados