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Os profissionais de marketing iniciantes sentem o aperto no trabalho: aqui está o que dizem os números

Os profissionais de marketing iniciantes sentem o aperto no trabalho: aqui está o que dizem os números


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O mercado de trabalho de marketing continua a cair no meio da incerteza económica, atingindo especialmente aqueles que estão em início de carreira ou que ocupam uma posição generalista, de acordo com dados da Taligence, uma empresa de recrutamento de executivos e inteligência de talentos. As listagens de empregos ativos para funções de marketing em geral caíram 5,2% entre o segundo e o terceiro trimestres deste ano e as novas listagens caíram 4,4% durante o mesmo período. Embora tenha havido um ligeiro aumento de volume no final de Agosto, a indústria enfrenta desafios significativos à medida que enfrenta os problemas económicos e a proliferação da inteligência artificial (IA) generativa.

Os cargos de nível inicial não são os únicos afetados por um cenário económico negativo. Os cargos de marketing de nível C, que registraram um salário médio de US$ 200.002, tiveram uma redução de 10,1% ano a ano (YoY) no salário médio e uma redução de 27,3% trimestre a trimestre (QoQ). Isto poderia ser um reflexo do maior escrutínio colocado na posição do CMO. Os diretores executivos, no entanto, estão se saindo melhor.

“Apesar de um ambiente macro confuso, os cargos seniores estão se mantendo”, disse Michael Wright, CEO e fundador da Taligence, em referência às funções de nível de diretor e acima, em respostas enviadas por e-mail ao Marketing Dive. “As empresas continuam a investir muito em líderes experientes que conseguem gerar receitas de forma rápida e previsível. As contratações de nível inicial continuam fracas.”

O “Relatório de Empregos de Marketing nos EUA” do terceiro trimestre da Taligence foi conduzido coletando e analisando dados de mais de 150.000 sites de empregadores. Os dados foram coletados pelo Aspen Tech Labs.

Blues de início de carreira

Aqueles que procuram posições de nível de entrada enfrentam inúmeros desafios, com o número de listagens de nível de entrada caindo 8,6% em relação ao ano anterior. No entanto, um aumento de 5,4% em relação ao trimestre anterior indica que a procura por estas posições pode estar a recuperar.

Encontrar uma função não é o único desafio, de acordo com o relatório. A contratação está demorando mais do que o normal, com a vida média de uma publicação de posição atingindo 41 dias no terceiro trimestre, um aumento anual de cinco dias e um aumento trimestral de sete dias.

“Vemos algumas listas de empregos que parecem estar congeladas no tempo, com 150 ou até 200 dias. Acredito que as dúvidas económicas e as políticas erráticas estão a ter um impacto muito mais adverso neste momento do que a IA e a automação. Os empregadores estão simplesmente à procura de profissionais de marketing que possam ter um impacto rápido e mensurável nas receitas e nas margens”, disse Wright.

Os salários para cargos de nível inicial permaneceram um tanto estagnados, com um salário médio de US$ 50.003, uma redução de 0,3% em relação ao ano anterior. Não houve alteração QoQ. Diretores de grupo, diretores seniores e vice-presidentes têm um salário médio de US$ 195.000, uma redução de 4,4% em relação ao ano anterior e uma redução de 2,5% em relação ao trimestre anterior. A procura por cargos de gestão média e superior manteve-se consistente.

O que os empregadores (e funcionários) desejam

A transparência salarial continuou a crescer em popularidade, com 53% de todas as listagens de marketing sendo transparentes salariais, um aumento de 7,8% em relação ao ano anterior. A transparência salarial não é a única coisa que está aumentando, com o salário médio atingindo US$ 85.946, um aumento de 4,6% em relação ao ano anterior.

Além disso, há demanda por algumas especialidades em detrimento de outras. A necessidade de profissionais de marketing em crescimento aumentou 36,2% A/A, seguida por profissionais de marketing de produtos a uma taxa de crescimento de 8,9% A/A. A necessidade de profissionais de comunicação caiu 17,5% A/A. Os comerciantes de produtos ostentam o salário médio mais alto, de US$ 158.496. Os profissionais de marketing em geral tiveram o maior aumento salarial de 6,7% em relação ao ano anterior.

“O mercado está favorecendo funções vinculadas à clareza de receita e embalagens limpas de entrada no mercado. Cada tipo de função deve demonstrar uma conexão com um momento de receita para justificar seu custo”, disse Wright.

A localização também desempenha um papel importante no que diz respeito ao salário, segundo o relatório. A Califórnia teve o salário médio mais alto, US$ 114.993, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Nova York veio logo atrás com um salário médio de US$ 110.001, um aumento de 5,8% em relação ao ano anterior. São Francisco viu um crescimento anual do emprego de 22,2%, enquanto Seattle viu um declínio de 28,4%. A demanda por empregos remotos permaneceu relativamente estável, aumentando apenas meio por cento em relação ao ano anterior. Os empregos remotos representam apenas 14% de todos os empregos de marketing.



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