De acordo com algumas estimativas, mais de metade do conteúdo da Internet é agora gerado por IA. Considerando quanto tempo os humanos levaram para gerar a outra metade, você provavelmente está pensando: “Isso aumentou rapidamente”, e aconteceu.
Entre os criadores de conteúdo, profissionais de marketing de conteúdo e quase todos que apreciam conteúdo de qualidade e o trabalho artesanal que ele exige, está surgindo uma dicotomia. O conteúdo é “resíduo de IA” ou é arte gerada por humanos.
Na verdade, nunca foi assim. Os humanos já criavam resíduos muito antes de a IA generativa se tornar amplamente disponível, e a IA pode ser usada para criar conteúdo perfeitamente bom e valioso. Este é um exemplo deste último.
Construímos um ecossistema de conteúdo alimentado por IA na MarTech para nos ajudar a amplificar o conteúdo da Conferência MarTech de setembro. Os humanos estiveram envolvidos em cada etapa do caminho. Nada foi publicado sem uma revisão e edição humana do conteúdo.
Mas o trabalho – e acredite, atomizar e amplificar o conteúdo de uma conferência pode ser bastante de trabalho — foi agilizado e simplificado, fazendo com que o conteúdo chegasse mais rápido ao público.
Veja como fizemos isso.
A Conferência MarTech de setembro
A edição de setembro da Conferência MarTech ocorreu em 17 de setembro de 2025. Foi uma conferência online gratuita que consistiu em seis painéis de discussão ao vivo sobre dados e IA, transmitidos para o público registrado.
Cada sessão da conferência teve de quatro a cinco participantes, incluindo um moderador.
Transcrições e videoclipes
O primeiro passo para atomizar seis painéis de discussão é colocar o conteúdo em um formato que seja facilmente digerível por outras ferramentas. Para isso, nossa equipe recorreu ao Descript, uma ferramenta de edição de vídeo com tecnologia de IA.
O Descript permitiu que nossa equipe criasse facilmente dezenas de videoclipes curtos das sessões da conferência. Mais importante ainda, gerou transcrições rápidas e precisas de cada sessão, identificando qual palestrante estava falando ao longo do caminho.
Essas transcrições permitiram tudo o que aconteceu a seguir.
Os principais insights e citações da conferência
Um editor humano revisou o resultado do ChatGPT e escolheu as principais citações e insights que se tornariam peças de conteúdo no site da MarTech poucos dias após o término da conferência. Também usamos as principais citações em formato de carrossel de mídia social.
O ChatGPT também elaborou artigos resumidos das sessões, que foram revisados por editores humanos e publicados nos dias seguintes à conferência.
Uma visão geral em áudio das sessões da conferência
Avaliações de sessão com tecnologia de IA
Conferências ao vivo são estressantes. As sessões da Conferência MarTech foram improvisadas (embora cada painel tivesse uma chamada de planejamento prévia), o que significa que você nunca tem 100% de certeza do que vai conseguir.
Para nossa equipe de eventos, criamos um Gemini GEM para avaliar as sessões rapidamente. Mais uma vez, as transcrições das sessões foram a base.
Gemini pegou o título e a descrição de cada sessão conforme apareciam na agenda da conferência e os comparou com a transcrição para ver se nosso conteúdo cumpriu bem o que prometia. Também nos informou a participação de voz de cada orador. Gemini calculou quanto tempo cada palestrante falou em cada sessão, em minutos e segundos e como porcentagem da sessão.
O que vem a seguir para este ecossistema?
Com a Conferência MarTech de setembro, estabelecemos um manual sólido para atomizar e amplificar o conteúdo do evento. Atendemos às nossas expectativas iniciais, mas há mais possibilidades para descobrir.
Uma área que planejamos explorar é conectar alguns dos resultados gerados pela IA à nossa plataforma back-end de gerenciamento de eventos. A plataforma contém a história dos eventos MarTech e SMX que remontam a anos – cada sessão, palestrante e tópico.
Ao conectar transcrições de sessões e avaliações geradas por IA ao sistema, mais informações estarão disponíveis para os membros da equipe que planejam eventos futuros.
Abasteça-se com insights de marketing gratuitos.
MarTech é propriedade da Semrush. Continuamos comprometidos em fornecer cobertura de alta qualidade de tópicos de marketing. Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página foi escrito por um funcionário ou contratado remunerado da Semrush Inc.
Fonte ==> Istoé