Este áudio é gerado automaticamente. Por favor, deixe-nos saber se você tiver comentários.
A RC Cola quer retornar depois de anos fora dos holofotes.
A controladora Keurig Dr Pepper espera que a nostalgia e o interesse renovado pelos sabores de cola possam dar nova vida à marca de 120 anos. No início deste ano, a Keurig Dr Pepper lançou a primeira campanha publicitária da RC Cola em 40 anos.
Fundada em 1905, a RC Cola pode não ter sido a primeira cola, mas é uma das mais inovadoras. A marca foi a primeira a vender refrigerante em lata de alumínio, a primeira a produzir um refrigerante diet de baixa caloria e a primeira a realizar testes de sabor em todo o país.
Alcançou o status de clássico cult graças à sua história de campanhas de marketing de John Wayne na década de 1940 e foi a marca de refrigerante número 3 na década de 1960 antes de desaparecer da mente do público.
Agora, em um momento em que a nostalgia das marcas legadas é tendência na indústria de bebidas, a Keurig Dr Pepper acredita que é o momento certo para a RC Cola entrar novamente na conversa e se apresentar aos consumidores novos e antigos. O refrigerante ainda mantém a mesma embalagem das décadas de 1970 e 1980.
A campanha publicitária da RC Cola estava vinculada a Chicago, que continua sendo um reduto da marca devido aos seus laços com cadeias de pizzarias locais. O slogan da campanha – “Não é um refrigerante. Apenas um ótimo refrigerante” – mostra como a marca está se posicionando como um refrigerante simples e acessível em um mar de opções funcionais.
“Achamos que agora (nós) podemos realmente nos destacar, já que a categoria de refrigerantes foi dominada por um monte de mensagens sobre bem-estar e também felicidade e agradar ao público: querer ser ótimo para todos”, disse Erica Hollington, diretora de marketing de marca das marcas emergentes da Keurig Dr Pepper, em uma entrevista.
Construir a RC Cola também oferece à Keurig Dr Pepper a oportunidade de atingir um segmento diferente de consumidores. A gigante das bebidas historicamente plantou sua bandeira na categoria de refrigerantes com sabor, especialmente fazendo seu nome em ginger ale, refrigerante de laranja e root beer. Mas isso tem estado fora do radar no setor de cola, disse Hollington.
A cola representa 46% das vendas gerais de refrigerantes, com espaço para crescer, disse Keurig Dr Pepper à Food Dive, citando dados da Circana. Em 2024, as vendas de cola aumentaram 4,6% ano após ano.
Dentro do portfólio Keurig Dr Pepper, a RC Cola é relativamente pequena, mas Hollington disse que a empresa vê “enorme potencial de crescimento” para a marca, que ainda tem grande reconhecimento entre os consumidores.
Outros gigantes dos refrigerantes também procuraram reviver marcas mais antigas para capitalizar a nostalgia. A rival de bebidas Coca-Cola relançou Mr. Pibb com uma receita ajustada e ofereceu bebidas por tempo limitado com embalagens de inspiração retrô para Diet Coke.
Hollington disse que esse interesse pela nostalgia vem dos consumidores que gravitam em torno do que consideram marcas autênticas ou com uma longa história. A RC Cola se beneficia disso devido à sua longevidade e credibilidade com inovações anteriores, disse ela.
Esse compromisso com suas raízes significa que a RC Cola não quer seguir todas as tendências no setor de refrigerantes, embora tenha lançado recentemente uma versão sem açúcar do refrigerante. A Keurig Dr Pepper não está planejando mais inovações para a marca no curto prazo, mas está focada em desenvolver suas ofertas atuais.
“(Podemos) nos preocupar mais em ser realmente fiéis a nós mesmos e falar diretamente com nossos atuais fãs leais e com aqueles outros que podem se tornar parte desse fã-clube”, disse Hollington.