João Fonseca decidiu adiar sua estreia na temporada 2026 do circuito mundial de tênis. O brasileiro de 19 anos acusou dores na região lombar e desistiu de participar do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, uma das competições preparatórias para o Australian Open, primeiro Grand Slam do ano.
LEIA TAMBÉM:Vini Jr. é vaiado de novo pela torcida do Real Madrid, mas é defendido por Xabi Alonso
UM estreia estava marcada para a noite brasileira de domingo (4)manhã australiana de segunda (5), contra o norte-americano Reilly Opelka. O carioca era o sexto cabeça de chave da competição e chegou a participar de ações promocionais da disputa, posando para fotos com gandulas.
Fonseca vem enfrentando problemas nas costas desde o ano passado. Foi por causa de uma lombalgia que ele antecipou o fim da última temporada, desistindo do ATP 250 de Atenas, que ocorreu no início de novembro.
A lesão atual não é tratada como grave, mas a equipe do brasileiro julgou prudente evitar um esforço maior nesta semana. A ideia é que João atue na próxima semana, no ATP 250 de Adelaidetambém na Austrália. O Aberto da Austrália começará em 18 de janeiro.
UM cautela em Brisbane custará ao atleta posições no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Atual 24º colocado, ele não defenderá os 125 pontos que conquistou no ano passado, com o título do Challenger de Canberra.
Na melhor das hipóteses, Fonseca cairá para a 29ª posição. Na pior, vai para a 34ª. Ainda assim, como o britânico Jack Draper (10º) e o dinamarquês Holger Rune (15º) estão lesionados, o brasileiro deverá ser confirmado entre os 32 cabeças de chave do Australian Open.
Fonte ==> Folha SP