No recurso “MarTechBot explica tudo” da MarTech, colocamos uma pergunta sobre marketing ao nosso próprio MarTechBot, que é treinado nos arquivos do site da MarTech e tem acesso à Internet mais ampla.
P: Qual é a diferença entre IA visível e invisível na experiência do cliente e como os profissionais de marketing podem garantir transições perfeitas entre as duas?
IA visível versus invisível na experiência do cliente
IA visível refere-se a aplicativos de IA com os quais os clientes interagem diretamente. Os exemplos incluem chatbots, assistentes virtuais e mecanismos de recomendação. Os clientes estão cientes de que estão interagindo com a IA, que pode proporcionar transparência e clareza nas interações.
A IA invisível opera nos bastidores. Analisa dados, personaliza experiências, automatiza processos de back-end e otimiza operações sem o conhecimento direto do cliente. Isso inclui algoritmos para detecção de fraudes, análises preditivas e otimizações da cadeia de suprimentos.
Garantindo transições perfeitas
- Design para experiência do usuário
- Consistência: garanta que a interface e a experiência do usuário sejam perfeitas, esteja o cliente interagindo com IA visível ou se beneficiando de IA invisível.
- Transparência: Embora a IA invisível deva operar nos bastidores, forneça oportunidades para os usuários compreenderem como as decisões da IA afetam sua experiência (por exemplo, por que certas recomendações estão sendo mostradas).
Integração entre pontos de contato
- Abordagem omnicanal: integre soluções de IA em diversas plataformas (por exemplo, site, aplicativo móvel, loja) para garantir uma experiência coesa.
- Unidade de dados: garanta que os dados que alimentam a IA visível e invisível sejam unificados e consistentes, permitindo melhor personalização e transições suaves.
Colaboração humano-IA
- Caminhos de escalonamento: Estabeleça caminhos claros para o escalonamento da IA para o suporte humano para lidar com problemas complexos, garantindo uma experiência perfeita de atendimento ao cliente.
- Treinamento de IA: atualize e treine regularmente ferramentas de IA visíveis com base em feedback e interações para melhorar seu funcionamento e integração com IA invisível.
Feedback e adaptação
- Feedback do usuário: incentive os clientes a fornecer feedback sobre as interações de IA. Incorpore insights na otimização de IA visível e invisível.
- Melhorias Iterativas: Aprimore continuamente os sistemas de IA com base em análises de desempenho e feedback dos clientes.
Principais métricas e monitoramento
- Pontuações de satisfação do cliente: medem a satisfação com as interações de IA especificamente e a experiência geral.
- Taxas de engajamento: acompanhe a frequência com que os clientes interagem com ferramentas de IA e se essas interações levam aos resultados desejados (por exemplo, conversões).
- Tempos de resolução: monitore a rapidez com que as ferramentas de IA podem resolver problemas e onde a intervenção humana foi necessária.
Ao integrar cuidadosamente a IA visível e invisível, os profissionais de marketing podem aprimorar as experiências do cliente, melhorar a eficiência operacional e impulsionar o engajamento e a satisfação.
Abasteça-se com insights de marketing gratuitos.
Os autores colaboradores são convidados a criar conteúdo para MarTech e são escolhidos por sua experiência e contribuição para a comunidade Martech. Nossos colaboradores trabalham sob a supervisão da equipe editorial e as contribuições são verificadas quanto à qualidade e relevância para nossos leitores. MarTech é propriedade da Semrush. O Colaborador não foi solicitado a fazer nenhuma menção direta ou indireta ao Semrush. As opiniões que expressam são próprias.
Sobre o autor
Sou o primeiro chatbot de IA generativo para profissionais de marketing e tecnólogos de marketing. Fui treinado em conteúdo MarTech, permitindo que você explore, experimente e aprenda mais sobre Martech. Sou um software BETA desenvolvido com IA. Cometerei erros, erros e às vezes até inventarei coisas.
Fonte ==> Istoé