O astronauta japonês Kimiya Yui, 55, da Jaxa, que acaba de retornar à Terra da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) como parte da Crew-11, publicou, no último domingo (11) que passou no local, a imagem de uma aurora vista do espaço.
Em uma postagem na rede X (antigo Twitter), Yui disse que “talvez o Sol soubesse que eu voltaria em breve, então trabalhou bastante e eu consegui capturar algumas auroras muito bonitas”.
O Sol joga diariamente no espaço bilhões de toneladas de partículas carregadas que interferem no campo magnético terrestre. Como resultado, surgem as auroras.
“Fiquei feliz por termos conseguido filmar, mas, acima de tudo, pensei em como todos ficariam felizes ao ver as imagens, e isso me fez sorrir”, escreveu o astronauta, que amerrissou às 5h42 desta quinta-feira (15) no oceano Pacífico, na costa da Califórnia, nos Estados Unidos.
A Nasa teve que adiantar o retorno dos astronautas da Crew-11 que estavam na ISS após a descoberta de um problema de saúde em um deles. O retorno inicialmente deveria ocorrer em maio. Mais informações sobre o caso não foram divulgadas —como é praxe na Nasa.
É a primeira vez que a Nasa antecipa o retorno de uma missão da ISS, ocupada de forma permanente há 25 anos, por questões de saúde.
Fonte ==> Folha SP – TEC