Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

YouTube renova identidade visual em meio a mudanças no cenário do entretenimento

YouTube renova identidade visual em meio a mudanças no cenário do entretenimento


Este áudio é gerado automaticamente. Por favor, deixe-nos saber se você tiver comentários.

Resumo de mergulho:

  • O YouTube está renovando sua identidade visual para unificar melhor vários aspectos de seus negócios e firmar seu posicionamento como marca de entretenimento de base ampla, de acordo com um comunicado à imprensa.
  • As mudanças incluem um novo estilo de ilustração e uma fonte de exibição, chamada YouTube Display, inspirada no logotipo do site. Além disso, a plataforma de propriedade do Google está introduzindo sua primeira identidade de movimento, destinada a capturar elementos do conteúdo do YouTube, como o movimento da câmera.
  • A equipe criativa interna do YouTube está por trás do trabalho, com Sharp Type auxiliando na fonte e Gesture Systems na estrutura de ilustração. A transformação ocorre no momento em que o YouTube continua a ganhar audiência em canais como streaming de TV e comanda uma parcela considerável da economia dos criadores.

Visão do mergulho:

A atualização da identidade do YouTube visa trazer um maior senso de coesão a um conjunto de submarcas que a plataforma disse ter crescido muito em direções diferentes em termos de design e tom de voz. Agora, ofertas como YouTube TV, Shorts, Music, Premium e Kids terão um visual mais consistente, guiado pelo conceito de sentir-se “vivo”, inclusive por meio do uso do que a empresa chama de sua primeira identidade de movimento. O novo visual, que segue o 20º aniversário da fundação do YouTube, está sendo lançado globalmente e promovido em anúncios externos.

“Quando uma marca vive em todos os lugares, corre o risco de parecer que não existe em lugar nenhum”, disse Kieran Mistry, chefe de design do Creative Studio EMEA do YouTube e líder do projeto de reformulação da marca, em comunicado à imprensa. “Nossa tarefa não era reinventar o YouTube, mas projetar um sistema que conectasse seus vários lados – unificado, mas nunca uniforme.”

Um rolo de demonstração da nova identidade de movimento mostra clipes do YouTube enquanto eles balançam para frente e para trás e saltam em resposta ao que está acontecendo na tela, imitando a sensação dos vídeos dos criadores. Outros ajustes podem ser mais difíceis de serem detectados por um espectador casual. Ainda presente está o esquema de cores vermelho, preto e branco característico do YouTube, bem como a linguagem da interface do usuário, como “curtir”, “comentário” e “inscrever-se”.

No anúncio, o YouTube ressaltou o desejo de se afastar da linguagem visual estática e, ao mesmo tempo, enfatizar seu site como um destino de entretenimento completo. O panorama mais amplo das redes sociais também está mudando rapidamente com o surgimento da inteligência artificial generativa – um foco importante do Google – e a implementação de mais recursos de comércio eletrônico para tornar o conteúdo de vídeo comprável.

Ao mesmo tempo, o YouTube está se expandindo ainda mais para canais como TV conectada e streaming, à medida que mais pessoas sintonizam o serviço através das telas das salas de estar, aumentando a concorrência com plataformas de filmes e TV mais convencionais, como a Netflix. A empresa de propriedade do Google também dobrou a oferta de conteúdo curto por meio do Shorts, um sósia do TikTok que está ganhando força entre anunciantes e telespectadores. A receita publicitária do Google derivada do YouTube aumentou 15% ano após ano, para US$ 10,26 bilhões no período do terceiro trimestre encerrado em 30 de setembro.



Relacionados