Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ChatGPT começará a testar anúncios à medida que a competição generativa de IA esquenta

ChatGPT começará a testar anúncios à medida que a competição generativa de IA esquenta


Este áudio é gerado automaticamente. Por favor, deixe-nos saber se você tiver comentários.

Resumo de mergulho:

  • A OpenAI começará a testar publicidade no ChatGPT, sua plataforma generativa de inteligência artificial, nas próximas semanas, anunciou a empresa em um comunicado. postagem no blog.
  • Os anúncios aparecerão para usuários logados no nível gratuito do ChatGPT, bem como no ChatGPT Go, uma opção de US$ 8 por mês que está disponível em alguns mercados e agora está sendo lançada nos EUA e em outras áreas. Os níveis de assinatura Plus, Pro, Business e Enterprise do ChatGPT não exibirão anúncios.
  • A OpenAI disse que implementaria várias proteções para garantir aos usuários que as informações que eles revelam na plataforma de IA não seriam compartilhadas com os anunciantes e que o que o ChatGPT fornece seria “impulsionado pelo que é objetivamente útil”, em vez de publicidade.

Visão do mergulho:

Embora o CEO da OpenAI, Sam Altman, tivesse resistência expressa anteriormente à publicidade na plataforma, a empresa precisa arrecadar trilhões de dólares para fazer os investimentos necessários para permanecer líder em um campo cada vez mais competitivo. Enquanto isso, o Google está começando a alcançar – e talvez até superar – o OpenAI no espaço de IA generativa com o lançamento do Gemini 3. O produto mais recente do Google é “amplamente considerado o melhor modelo de linguagem grande do mercado”, vencendo na maioria dos testes de benchmark e no topo da lista em muitas tarefas, de acordo com A beira.

A expansão para anúncios chega num momento em que os anunciantes continuam a ver a IA de forma positiva como uma ferramenta de apoio aos seus esforços publicitários. No entanto, uma pesquisa recente do Interactive Advertising Bureau descobriu uma lacuna cada vez maior entre a atitude otimista dos anunciantes em relação à IA na publicidade e a visão cada vez mais negativa dos consumidores.

Como resultado da desconfiança generalizada dos consumidores na IA nos anúncios, a OpenAI pode encontrar-se desafiada a convencer o público de que pode cumprir as suas promessas de criar uma plataforma de IA generativa que “beneficie toda a humanidade”, ao mesmo tempo que oferece publicidade. Um problema potencial é que os usuários podem perder a fé na plataforma se sentirem que as informações que lhes são fornecidas estão sendo influenciadas pela publicidade.

Para tanto, a OpenAI disse que a publicidade não influenciará as respostas fornecidas pelo ChatGPT e que os anúncios e o conteúdo patrocinado seriam claramente rotulados. Pelo menos inicialmente, os anúncios aparecerão na parte inferior das respostas do ChatGPT quando, de acordo com a postagem do blog, houver um produto ou serviço relevante e patrocinado com base na conversa de um usuário. Certos tópicos, incluindo saúde, saúde mental e política, não seriam elegíveis para publicidade, e a plataforma não veicularia anúncios a utilizadores que se identificassem como menores ou que a plataforma acredita terem menos de 18 anos utilizando os seus modelos de previsão de idade.

A OpenAI também prometeu manter as conversas dos usuários privadas, oferecendo apenas dados agregados aos anunciantes sobre o desempenho dos anúncios, como quantas vezes um anúncio foi clicado ou veiculado na plataforma. A empresa disse que ofereceria aos usuários transparência sobre o motivo pelo qual estavam vendo um determinado anúncio, dar-lhes-ia a oportunidade de descartar qualquer anúncio e permitiria aos usuários desativar a personalização e limpar os dados usados ​​para anúncios.

A OpenAI disse que priorizará a confiança e a experiência do usuário, ao mesmo tempo que insiste que os anúncios podem fornecer valor adicional para os usuários.

Usando os anúncios do ChatGPT, por exemplo, os usuários podem fazer perguntas sobre viagens para uma cidade e depois ver anúncios sobre reservas de hotéis ou viagens para o destino. Eles também podem fazer perguntas diretamente ao chatbot sobre os produtos anunciados para melhor informar as decisões de compra.



Relacionados