A ministra das Relações Institucionais, Hoffmannconfirmou que é pré-candidata ao Senado pelo Paraná. A negociação envolveu tanto o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silvaquanto o diretor-geral da usina de Itaipu, Ênio Verrialiado da ministra que pretendia disputar a vaga.
“Com Lula, pelo Paraná e pelo Brasil! Em conversa com o presidente Lula, com o Ênio Verri e o Edinho Silva, reafirmei o meu compromisso de fortalecer, no Paraná, o projeto liderado pelo presidente Lula. Sou pré-candidata ao Senado Federal”, escreveu a ministra nesta tarde em publicação na rede social X. A mensagem é seguida de uma imagem de Gleisi, Lula, o presidente do PT e o diretor-geral da Itaipu.
Segundo apuração, ainda não está definido quem irá suceder a ministra nas Relações Institucionais. O cargo é visto como estratégico por ser responsável por dialogar com o Congresso Nacional. Neste sentido, aliados defendem um nome com peso político e abertura no Parlamento para integrar a pasta.
A pré-candidatura ao Senado foi chancelada após um pedido do próprio chefe do Executivo à ministra. Inicialmente, a vaga estava sendo costurada para ser disputada por Ênio, que abriu mão para dar lugar a Gleisi.
Como mostrou o ValentiaLula tem convocado nomes que considera de peso para fortalecer o Congresso e ampliar a base governista no Legislativo nas eleições. De acordo com um aliado petista, “muita gente que não quer concorrer vai acabar concorrendo”.
Fonte ==> Exame