Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nasa marca 1º voo à Estação Espacial após retirada médica – 08/02/2026 – Ciência

Astronauta aparece em vídeo na tela de um laptop, vestindo uniforme azul com emblema da ESA, falando em microfone. Ao fundo, mulher loira sentada em estúdio de TV com decoração azul e vermelha.

Quatro astronautas voarão nesta semana para repor o pessoal da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou a Nasa na sexta-feira (6), após a evacuação médica de emergência da tripulação anterior.

A Nasa anunciou que a nova missão, Crew-12, decolará a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX na manhã de quarta-feira (11) com o lançamento previsto para não antes das 8h01 (horário de Brasília).

A equipe é formada pelos astronautas da Nasa Jessica Meir e Jack Hathaway, pela astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Sophie Adenot, e pelo cosmonauta russo da Roscosmos Andrey Fedyaev.

A Crew-12 teve problemas de última hora com o foguete e mudanças de pessoal.

No início da semana, a SpaceX manteve em terra seus foguetes Falcon 9 enquanto investigava o que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) descreveu como uma “falha de ignição do motor no segundo estágio”.

“O veículo Falcon 9 está autorizado a voltar a voar”, disse um porta-voz da FAA à AFP nesta sexta.

A pausa temporária por parte da SpaceX causou preocupação de que o voo da Crew-12 tivesse que ser adiado.

A missão substituirá a Crew-11, que retornou à Terra em janeiro, um mês antes do previsto, durante a primeira evacuação médica da história da plataforma orbital.



Fonte ==> Folha SP – TEC

Relacionados