Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A IA está valendo a pena para o marketing B2B. Para profissionais de marketing B2B? Nem tanto.

A IA está valendo a pena para o marketing B2B. Para profissionais de marketing B2B? Nem tanto.

{ “@context”: ” “@type”: “AnalysisNewsArticle”, “mainEntityOfPage”: { “@type”: “WebPage”, “@id”: ” }, “headline”: “A IA está valendo a pena para o marketing B2B. Para profissionais de marketing B2B? Nem tanto.”, “datePublished”: “2026-01-20T09:02:00-05:00”, “description”: “Esta análise explora a desconexão entre os ganhos de produtividade impulsionados pela IA no marketing B2B e a remuneração estagnada para os profissionais de marketing que os implementam, examinando um mercado de trabalho onde a melhoria de habilidades muitas vezes supera a recompensa financeira.”, “author”: { “@type”: “Person”, “name”: “Constantine von Hoffman”, “jobTitle”: “Managing Editor at MarTech”, “url”: ” “sameAs”: ( ” ) }, “publisher”: { “@type”: “Organization”, “name”: “MarTech”, “logo”: { “@type”: “ImageObject”, “url”: ” } }, “backstory”: “O autor analisou dados da ‘2025 B2B Tech Marketing Salary & AI Career Impact Survey’ conduzida por Metadata.io e VPMarketing.com, sintetizando tendências trabalhistas atuais e padrões de investimento corporativo no setor de IA.”, “speakable”: { “@type”: “SpeakableSpecification”, “cssSelector”: ( “h1”, “.article-content p:first-of-type” ) } }

A IA está fazendo maravilhas para o marketing B2B, cortando custos e melhorando a produtividade. Mas, como tem acontecido nos últimos 56 anos, estes ganhos não se reflectem nos contracheques das pessoas.

De acordo com a “2025 B2B Tech Marketing Salary & AI Career Impact Survey” de Metadata.io e VPMarketing.com, 90% dos profissionais de marketing de tecnologia estão usando IA em seu trabalho diário. No entanto, apenas 4,7% afirmam que essas competências levaram a um aumento ou promoção. Para uma transformação anunciada como a maior mudança desde o digital, esta é uma desconexão impressionante.

“Estamos investindo pesadamente em aprender como usar a IA, mas isso não está aparecendo em nossos planos de compensação”, disse um entrevistado. E eles não estão sozinhos. Quase 83% dos profissionais de marketing afirmam que suas habilidades em IA não se traduziram em recompensa financeira.

Como observou o escritor William Gibson: “O futuro já está aqui – só não está distribuído uniformemente”.

A proficiência em IA está aumentando – sem o apoio dos empregadores

As empresas não estão apenas colhendo os frutos da IA, mas também não tiveram que pagar pelo treinamento que faz com que isso aconteça. Os trabalhadores estão aprimorando seu tempo e dinheiro pessoais. Setenta por cento dos entrevistados ou autofinanciam a sua aprendizagem ou dependem apenas de recursos gratuitos. Apenas 22% dizem que é o empregador que paga a conta.

Aprofunde-se: Por que a IA é o custo mais imprevisível na pilha de Martech

Os profissionais de marketing geralmente são otimistas e a maioria acredita que as habilidades de IA acabarão valendo a pena. Mais da metade espera que a proficiência em IA gere um prêmio salarial de 5% ou mais nos próximos 1-2 anos. Na verdade, 23% acreditam que fortes habilidades em IA gerarão um prêmio de 10% ou mais.

Quando? Agora não, isso é certo. Pouco menos de 13% afirmam que suas habilidades em IA melhoraram indiretamente contribuiu para melhores salários ou maiores oportunidades, como ser escolhido para projetos estratégicos. No entanto, é difícil pagar as contas com uma oportunidade.

Então, quais habilidades os empregadores recompensam? Aplicação estratégica de IA, segundo pesquisa. A proficiência em IA mais citada é a capacidade de usar ferramentas de IA para melhorar a produtividade e reduzir custos (76%). Isso é seguido pelo uso de IA para análises e insights de clientes (45%) e iniciativas líderes de integração de IA (38%).

Em outras palavras, os profissionais de marketing que combinam habilidades de IA com impacto nos negócios são vistos como os mais valiosos, e 17% estão sendo recompensados ​​por esse valor! No entanto, a IA por si só não é suficiente – ela tem que estar a serviço da solução de problemas, da economia de tempo ou do avanço dos negócios.

Otimismo cauteloso com ansiedade subjacente

A era da IA ​​não está exatamente enchendo os profissionais de marketing de confiança na carreira de longo prazo. Embora 22% digam que estão “muito confiantes” nas oportunidades que a IA criará, quase 40% se sentem menos seguros do que há um ano.

O segmento mais seguro? Aqueles que usam IA para descarregar o trabalho de execução, para que possam se concentrar mais na estratégia, na criatividade e na construção da marca. Eles não são apenas proficientes em IA – eles a usam para elevar seu papel.

Mas a maior parte dos profissionais de marketing permanece presa no meio: adaptando-se rapidamente, mas esperando que o reconhecimento – e a compensação – chegue.

O resultado final

A teoria é que trabalhadores mais qualificados ganham mais. No entanto, a teoria não leva em conta um mercado de trabalho estagnado, ventos contrários causados ​​por pessoas que não entendem de economia, o grito inevitável de “Maximizar o valor para o acionista!” e a IA substituindo muitos trabalhadores administrativos iniciantes. Tudo isto está a acontecer sob a Espada Damoclean de uma bolha de investimento em IA cada vez maior.

Vá mais fundo: sua IA não está ajudando se me obrigar a fazer o trabalho

Pelo lado positivo, ninguém sabe realmente o que o futuro reserva, nem mesmo aqueles de nós que esperam o pior.

A “Pesquisa de salário de marketing de tecnologia B2B e impacto na carreira de IA em 2025” da Metadata.io pode ser encontrada aqui. Registro necessário.

Abasteça-se com insights de marketing gratuitos.

E-mail:

MktoForms2.loadForm(” “727-ZQE-044”, 16293, function(form) { // form.onSubmit(function(){ // }); // form.onSuccess(function (values, followUpUrl) { // }); });

Consulte os termos.

A pós-IA está valendo a pena para o marketing B2B. Para profissionais de marketing B2B? Nem tanto. apareceu primeiro em MarTech.



Fonte ==> Istoé

Relacionados