Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A maior escavação da vida está em andamento em Pompéia

A maior escavação da vida está em andamento em Pompéia

Ccomo ele ela amante? Os dois esqueletos, homens e mulheres, estavam claramente fisicamente próximos quando morreram: ela em uma cama, ele no chão. Arqueologia oferece outras dicas. Ela parece ter sido mais rica (ou pelo menos estava carregando ouro); Eles passaram suas últimas horas juntos (detritos os prenderam na sala); Essas horas foram terríveis (ele, seus ferimentos, morreram primeiro). A arqueologia oferece uma pista final: suas idades. Ela tinha 30 ou 40 anos; Ele na adolescência ou no início dos 20 anos. Talvez eles fossem amantes, ou mãe e filho, ou estranhos. Mesmo a uma distância de 2.000 anos, você se vê esperando que ela não assistisse seu próprio filho morrer.

Bem -vindo a Pompéia. Esta é a cidade antiga, tanto como você já viu antes – grafites, afrescos, azulejos, banheiros e um terreno altamente invejável – e como você nunca o viu antes. A maior escavação em 70 anos está em andamento: 3.200 metros quadrados foram descobertos e inúmeras toneladas de solo, escombros e pedra -pomes foram movidas. Até agora, são três casas, uma casa de banho, um afresco que se parece tão com uma pizza que os arqueólogos chamam de afresco “não pizza”, cinco esqueletos humanos e, sendo este Pompéia, muitos falos.

A escavação parece fracamente surpreendente, menos pelo que está sendo encontrado (pouco foi capaz de surpreender os arqueólogos desde que a infame de Pompéia de Pompeia-sea-sexo-que foi desenterrada em 1752) do que há algo a ser encontrado. Pompéia parece tão familiar: apareceu em filmes (“Pompéia”Em 2014) e ficção (“ Robert Harris “Pompéia”) E não-ficção (Mary Beard’s-adquirir o quê-“Pompéia”).

Nos três séculos de ímpares desde o início das escavações, ela foi usada-e, dizem os críticos, abusados-em quase todas as gerações. Ele tem sido usado como uma pedreira de pedra (belas pedras) e uma clássica (estátuas agradáveis). Foi considerado uma parábola de liberdade sexual (seus afrescos); Imoralidade sexual (essa cabra) e deboche (idem). Foi visto como um paradigma da civilização (seu encanamento) e barbárie (sua escravidão).

As conchas de ostras de terra foram usadas para dar luminescência às paredes romanas. Aqui, as conchas permanecem em uma pilha no chão, prontas para serem usadas

Toda geração ofereceu uma reação: os cristãos tutavam; Mussolini jantou nele; O professor Beard se metaforicamente piscou nele. É frequentemente chamado de “cidade perdida”, mas poucas cidades tiveram tanta exposição por metro quadrado. Sua arte é encontrada nos ímãs da geladeira e seus mosaicos transformados em capacho. A cidade foi reformulada como uma lembrança. Muito de Pompéia é sabido que é fácil esquecer o quanto não se sabe: um terço de Pompéia ainda está não escavado.

Isso é óbvio quando você olha de perto. Caminhe pelos pedaços populares de Pompéia – passe pelo teatro, anfiteatro e bordel – e continue e você se encontrará em ruas mais tranquilas com menos pessoas e mais pombos. Também há fachadas de lojas aqui, mas suas janelas se abrem para uma parede da terra: nada parece estar por trás delas. Estas são as ruas sem suspensão.

Mas, depois de uma injeção de UE Dinheiro, os arqueólogos começaram a cavar em 2023. A escavação é “complicada”, diz Gabriel Zuchtriegel, diretor do site e autor de “The Buried City”, um livro recente. Se você acrescentasse um arqueólogo ao seu romance, acrescentaria o Dr. Zuchtriegel: alemão, bonito, ele é fluente em três idiomas e proibindo levemente em todos eles. (Para se animar, ele lê o Novo Testamento no grego antigo.) Peça a ele seus sentimentos em descobrir essas coisas e ele diz “nada”: você é “tão concentrado”. A epígrafe de seu livro vem do diário de Herman Melville: “Pompéia como qualquer outra cidade. A mesma velha humanidade. Mesmo assim, esteja morto ou vivo”.

Muitas das casas de Pompéia foram recém -reformadas quando o vulcão explodiu. A tinta nas paredes (principal) e altares (fundo) ainda é vibrante.

Chamar isso de “escav” é subestimar a velocidade dele. Pompéia oferece algumas das melhores arqueologia do mundo; Também oferece alguns dos mais rápidos. When Vesuvius erupted in 79AD, sending a cloud of ash 32km into the sky and surprising the locals—who not only did not know that Vesuvius was a volcano, but had no word for “volcano”—what fell on Pompeii was not lava but pumice stones, so light that locals, as Pliny the Younger, a Roman writer watching from a nearby villa noted, “tied pillows over their Cabeças… para proteção ”.

As pedras continuavam caindo a uma taxa de 15 cm por hora. Em três horas, eles chegaram aos joelhos das pessoas; Em seis, a altura de uma criança. A maioria das pessoas fugiu – talvez 90% escaparam. Aqueles que se abrigavam e ficaram se tornaram, como os esqueletos da casa, presos. O quarto deles, diz Sophie Hay, um arqueólogo, “se tornou o túmulo deles”. Paredes começaram a desmoronar sob o peso (um matou o jovem). Em seguida, a nuvem vulcânica entrou em colapso e uma onda de pedra -pomes superaquecida, gás e cinzas correram, a velocidades de 100 km / h e temperaturas acima de 200 ° C, abaixo da encosta. Em Pompéia, as pessoas sufocam. No Herculano, os cérebros das pessoas ferveram.

É difícil imaginar um final mais terrível – ou, para os arqueólogos, um melhor. Os grãos de pedra -pomes estavam tão leves e secos que protegiam tudo o que caíam; Tão fácil remover esses arqueólogos, diz o Dr. Hay, chame de “material de embalagem da Amazon”. Você menos escava pompeia do que a caixa, escovando as migalhas de pedra-pomes cinza e de espuma congelada de um afresco aqui e empurrando-o de uma piscina ali. Em dias, as colunas começam a surgir, os excaliburs inversos, de um lago de cinza lento.

Esta grande casa estava no meio de uma over. Você pode ver telhas à esquerda, empilhadas para um construtor romano.

O problema com Pompéia não está divulgando as coisas: está mantendo -o na vertical quando você tiver. O mesmo piroclástico de pomes piroclástica um que pegou corpos como se estivesse em frame-quadro-esse se arrasta na garganta ou aquele garotinho se contorcendo-capturados edifícios da mesma maneira. Uma coluna quebrada ou parede no meio do outono pode ser totalmente sustentada por pedra-pomes. Leve -o embora e, como um jogo de jenga gigante, tudo pode cair. O berço de um gato de andaimes serpenteia nas paredes (veja a imagem na página anterior). O Dr. Zuchtriegel compara a cavar a execução de “uma operação complicada”.

Valeu a pena, pois o que foi encontrado é de tirar o fôlego. Isso ocorre em parte porque, como muito mais em Pompéia, é intocado pelo tempo e em parte porque, como muito pouco em Pompéia, é intocado pelos arqueólogos. As relíquias de Pompéia sofreram tanto com entusiastas quanto erupções. Os Bourbons saqueavam Pompéia (você ainda pode ver os orifícios, cortados como se por camundongos gigantes, nas paredes). A irmã de Napoleão, Caroline, planejou, com eficiência napoleônica, para descobrir tudo em três anos. Todo mundo roubou disso.

As novas escavações, por outro lado, são primitivas. Uma casa de banho tem passos curvos tão perfeitos em sua piscina de mergulho que você pode imaginar escorregando hoje. Uma parede próxima é pintada com um pigmento tão rico que você pode encontrá -lo em uma tabela de cores Farrow & Ball (“Ocher Cataclísmico”). Muitas das casas são no meio da reafirmação. Em um, telhas ficam empilhadas, prontas, no chão; O balde de gesso de um construtor espera por uma parede. Os arqueólogos jogam um jogo-um Roman Rightmove-de que casa é mais legal: a não pizza-freesco? Os banhos um?

Gabriel Zuchtriegel, diretor do sítio arqueológico de Pompéia desde 2021, supervisiona a nova escavação.

É um pouco divertido. Mas há uma culpa macabra em olhar Pompéia. A posteridade acusa os bourbons da “síndrome do coletor” – o desejo de adquirir a antiguidade. Mas, o Dr. Zuchtriegel sugere que os turistas também são culpados disso, adquirindo experiências tão avidamente quanto os artefatos arrebatados. Milhões visitam todos os anos, suando em seu fórum, sorrindo no bordel, onde o guia de áudio fala sobre “La Vie Sexuelle de Pompéi” em nove idiomas. O Dr. Zuchtriegel limitou o número diário de visitas a 20.000, abaixo dos 36.000.

Ele prefere que as pessoas não marquem listas, mas para olhar para uma coisa, com cuidado. Que coisa? Ele mostra um favorito: em uma pequena casa, existem pequenos desenhos a carvão de alguns gladiadores. Quando descobriram isso no ano passado, eles pensaram que poderia ter sido um desenho de adulto estilizado. Então eles cavaram ainda mais e descobriram que o artista o havia autografado, desenhando, traçando sua própria mão em carvão vegetal. Para julgar pelo tamanho da mão, o artista deve ter sido seis ou sete. Quando o vêem, todo mundo faz a mesma coisa, o Dr. Zuchtriegel diz: Eles esticam a própria mão para segurá -la sobre onde a criança pompeiana colocou a deles. A mesma velha humanidade, seja morta ou viva.

Fotografias: Danilo Scarpati

Os afrescos antigos hábeis na “sala preta” retratam cenas do mito grego, incluindo o seqüestro de Helen por Paris.



Fonte ==> The Econimist

Relacionados