Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A maioria dos profissionais de marketing pensa que os consumidores gostam de IA, poucos consumidores concordam.

Captura de tela 2025 11 20 às 15h03/09

MarTechCharts destaca regularmente dados de interesse para profissionais de marketing e operações de marketing.

Há uma enorme desconexão entre as percepções dos profissionais de marketing sobre o impacto da IA ​​na experiência do cliente e como os consumidores realmente a vivenciam. De acordo com o relatório “B2C AI Marketing Impact” da Invoca, 86% dos profissionais de marketing acreditam que a IA está melhorando a jornada do cliente, apenas 35% dos consumidores concordam. Esta lacuna na percepção representa mais do que apenas uma diferença de opinião: corre o risco de minar a confiança e diminuir a própria experiência que a IA pretende melhorar.

Os profissionais de marketing também parecem excessivamente otimistas quanto à disposição dos consumidores em confiar na IA para decisões complexas. Quase metade (49%) dos profissionais de marketing acredita que os compradores preferem a ajuda da IA ​​em cenários de alto risco, mas apenas 30% dos consumidores expressam confiança na capacidade da IA ​​para resolver problemas complexos. As descobertas sublinham a necessidade das marcas recalibrarem as suas estratégias de IA e alinharem o entusiasmo interno com a realidade externa para manter a credibilidade e melhorar a satisfação do cliente.

Gráfico anterior: A IA conversacional está crescendo rapidamente, mas os consumidores têm algumas preocupações

Abasteça-se com insights de marketing gratuitos.


MarTech é propriedade da Semrush. Continuamos comprometidos em fornecer cobertura de alta qualidade de tópicos de marketing. Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página foi escrito por um funcionário ou contratado remunerado da Semrush Inc.


Sobre o autor

Constantino von Hoffman

Constantine von Hoffman é editor-chefe da MarTech. Jornalista veterano, Con cobriu negócios, finanças, marketing e tecnologia para CBSNews.com, Brandweek, CMO e Inc. Ele foi editor municipal do Boston Herald, produtor de notícias da NPR e escreveu para Harvard Business Review, Boston Magazine, Sierra e muitas outras publicações. Ele também foi um comediante profissional, deu palestras em convenções de anime e jogos sobre tudo, desde Meu Vizinho Totoro até a história dos dados e jogos de tabuleiro, e é autor do romance realista mágico John Henry, o Revelador. Ele mora em Boston com sua esposa, Jennifer, e muitos ou poucos cães.



Fonte ==> Istoé

Relacionados