Partes do Rio Grande do Sul já registram fortes chuvas neste sábado (28). O fim de semana de chuva vem após um pequeno arrefecimento do nível dos rios ao longo da última semana. O governador do Estado alerta para que a população saia das áreas de risco. Acompanhe os principais destaques:
• O governador Eduardo Leite esteve em Santa Cruz do Sul para coordenar o trabalho de preparação diante da previsão de chuvas volumosas para as próximas horas no Estado. O encontro reuniu representantes da Defesa Civil, secretarias estaduais, forças de segurança e lideranças municipais. O chefe do Executivo estadual também esteve em Lajeado, onde participou de uma nova reunião com o gabinete de crise avançado instalado no município.
• Desde o fim da manhã, a chuva ganhou intensidade na Região Central do Estadoem municípios como Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Vera Cruz e Venâncio Aires ligados pela rodovia RSC-287. Na Capital e Região Metropolitana, a chuva ganhou força no início da tarde, por volta das 14h.
• Durante a manhã, em Caxias do Sul, o governador pediu que a população deixe áreas de risco. “O foco, neste momento, é preservar vidas. Cuidar das pessoas. Depois, estaremos juntos para ajudar na desobstrução de vias e recuperação do patrimônio, como já fizemos em outros momentos. Mas agora é hora da prevenção. Temos geólogos, hidrólogos, especialistas que acompanham essa situação e estamos pedindo para que todos saiam das áreas de risco”, afirmou.
• A previsão é de fortes chuvas e com grandes volumes entre este sábado e domingo no Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), alertou, na manhã desta sábado (28), para risco de acúmulo de chuvas em diversas regiões do Estado. O instituto classificou a situação com o grau de severidade de “grande perigo”.
Fonte ==> Folha SP