Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ambev: negócio social levou água a 1 mi de brasileiros – 09/04/2025 – Papo de Responsa

Três crianças caminham em um rio raso, com água até os joelhos. Elas estão de costas, usando mochilas e roupas de banho. O cenário é natural, com vegetação verde ao fundo e a luz do sol iluminando a cena, criando um efeito de brilho na água.

Acesso à água potável ainda é um desafio para milhões de brasileiros, principalmente nas comunidades mais vulneráveis. Escassez de infraestrutura de saneamento e desigualdade social agravam esse problema, tornando urgente a implementação de soluções inovadoras e sustentáveis.

O ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) 6 da ONU (Organização das Nações Unidas) é garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

Na Ambev, já tínhamos iniciativas focadas na gestão da água, interna e externamente, mas queríamos fazer algo que realmente gerasse impacto positivo na sociedade.

Foi em 2016, depois que participei de um curso sobre negócios sociais do Yunus Social Business e recebi provocações e insights, que começamos a pensar em como ir além para transformar a vida das pessoas sem acesso à água potável.

Foi assim que, em 2017, surgiu o mercado AMA, primeiro negócio social de uma empresa brasileira, com o propósito de democratizar esse acesso no Brasil.

Junto a parceiros importantes, como a Fundácion Avina, que atua em iniciativas com o mesmo objetivo em toda a América Latina, o projeto quis usar a potência, estrutura e energia da empresa para resolver um problema socioambiental urgente de nosso país.

Desde o começo, AMA é uma iniciativa coletiva, porque acreditamos que juntos podemos ir muito mais longe, levando água para quem não tem.

Estávamos dispostos a ir além da filantropia: não queríamos uma simples doação. O foco era uma solução abrangente, que estivesse dentro de nosso negócio.

Nesse processo, buscamos diferentes vozes para soluções em diferentes contextos, sempre trazendo também líderes locais, uma vez que nossos projetos são feitos a muitas mãos, e a comunidade local é crucial.

Ao longo da jornada, unimos nossas expertises à de diversos parceiros como Água Camelo, que atuou na distribuição de kits e centrais de filtragem na Amazônia, e Florescer, que instalou bebedouros em locais públicos, garantindo água para moradores e comércios locais.

Outro aliado é Deep, que distribui filtros de barro, uma solução simples para os grandes centros urbanos e periferias em São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.

Acreditamos que, para um projeto de impacto socioambiental nascer, é fundamental escutar a comunidade e ter parceiros atuando em conjunto. A escuta ativa foi essencial para essa solução ganhar vida, pois encontramos uma forma de incluir todo o ecossistema da Ambev nessa jornada, como colaboradores, ONGs, consumidores e parceiros.

Temos como responsabilidade e dever colocar nossa estrutura, rede logística, capacidade criativa, pessoas, marcas e tudo o que pudermos à disposição das pessoas. Ao longo dos últimos anos, os projetos desenvolvidos e financiados por AMA beneficiaram localidades no semiárido e favelas e comunidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.

Foram contemplados também aldeias e territórios indígenas no Norte e em todos os estados do Nordeste. Hoje, AMA leva acesso à água potável para 1 milhão de pessoas.

E não paramos por aí. Neste ano, utilizamos a força de nossas marcas, que fazem parte da vida das pessoas e da história do país, para ampliar o alcance da causa, reforçando o papel de AMA na democratização do acesso à água potável e contribuindo para que mais pessoas colaborem com a iniciativa para, juntos, criarmos um futuro com ainda mais razões para brindar.



Fonte ==> Folha SP

Relacionados