Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Antropólogo Walter Neves lança livro biográfico em SP – 16/06/2025 – Darwin e Deus

Walter Neves, paleoantropólogo do Instituto de Estudos Avançados da USP, segura ferramenta de pedra lascada datada de 2,4 milhões de anos encontrada na Jordânia

Faz mais de vinte anos que tive duas longas conversas com o paleoantropólogo Walter Neves, com o objetivo de escrever um perfil pessoal e científico dele para o extinto caderno Sinapse, desta Folha. Neves já era então um dos principais especialistas a investigar a chegada dos seres humanos ao território do nosso país, por seus estudos com a população de “Luzia”, mulher que morreu há 12 mil anos no território de Minas Gerais.

Em 2003, ainda era bastante incomum que uma figura pública, e ainda mais um cientista de renome, abordasse com franqueza uma sexualidade que fugisse do padrão heterossexual. Por isso, fiquei surpreso e grato quando ele quis falar do primeiro e grande amor de sua vida, que perdera para a Aids, o especialista em marketing Wagner Fernandes.

O assunto surgiu enquanto ele me contava sobre sua ida para o Museu Paraense Emilio Goeldi, em Belém, onde ia criar um núcleo de estudos de biologia e ecologia humana. “Eu queria levar o Wagner comigo para Belém e fui falar com o reitor da Universidade Federal do Pará para saber se eles não poderiam absorver meu companheiro como professor de vídeo. O reitor disse que seria possível, mas perguntou se eu era petista. Eu não entendi nada: ‘É, petista. Por que você o chama de companheiro?’. Aí eu tive de explicar: ‘Não, professor, ele é meu marido. O senhor não tem sua mulher? Eu tenho meu marido’. Ele ficou lívido, claro, mas aí deu tudo certo”, disse-me Neves naquela entrevista.

Os dois ficaram juntos durante quase sete anos, até a morte de Fernandes em 1992. Agora, o paleoantropólogo está lançando o livro “Enquanto Houver Arco-Íris”, com o subtítulo “A saga de dois homens apaixonados enfrentando a Aids na Amazônia nos anos 1980”.

A obra, que está em pré-venda aqui, será lançada nesta terça, dia 17 de junho, às 17h, no Centro de Referência e Empreendedorismo do Museu da Diversidade Sexual (av. São Luís, 120, República, na capital paulista).

Foi uma honra contar um pedacinho dessa história, que agora fica completa.



Fonte ==> Folha SP – TEC

Relacionados