Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Assessor de Trump critica operação da PF contra Bolsonaro

Assessor de Trump critica operação da PF contra Bolsonaro

Um assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta sexta-feira (18) a operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-mandatário brasileiro Jair Bolsonaro.

“Jair Bolsonaro é um bom homem que foi um grande líder para o povo brasileiro. A esquerda tentou de tudo para detê-lo, inclusive tentou assassiná-lo há muitos anos. Agora, eles estão tentando prendê-lo, usando o mesmo manual que a esquerda usou contra o presidente Trump aqui”, escreveu no X Alex Bruesewitz, assessor do presidente americano.

“Isso é antidemocrático e abre um precedente terrível! Todo líder deveria se manifestar contra esse grave abuso de poder!”, acrescentou.

Numa postagem anterior, Bruesewitz afirmou que “o que [o ministro do STF] Alexandre de Moraes e o Supremo Tribunal Federal estão fazendo com o presidente Bolsonaro é perverso e errado”.

“Esse nível de instrumentalização do governo contra um oponente político é tão ruim quanto o que tentaram fazer com o presidente Trump!”, escreveu.

Mais cedo, Bolsonaro foi alvo de mandados de busca e apreensão em sua residência e na sede do PL em Brasília. Os mandados foram emitidos por Moraes, que determinou também a imposição de medidas cautelares.

A operação contra Bolsonaro foi motivada, segundo Moraes, por conta da atuação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, nos Estados Unidos para articular sanções contra autoridades brasileiras. A decisão que autorizou a ação foi colocada para votação dos demais ministros da Primeira Turma do STF, que formaram maioria para confirmar as medidas cautelares.

Entre as medidas cautelares impostas por Moraes, estão o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento noturno das 19h às 7h e proibição do uso de redes sociais, de contato com embaixadores e diplomatas estrangeiros, aliados investigados e de se aproximar de embaixadas.

Na quinta-feira (17), Trump publicou uma carta a Bolsonaro na sua rede social, a Truth Social, na qual afirmou que o julgamento contra o ex-presidente brasileiro no STF, por suposta tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022, deveria ser encerrado.

Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 9, Trump anunciou que pretende impor uma sobretaxa de 50% na importação de produtos brasileiros a partir de agosto e alegou que Bolsonaro é vítima de perseguição judicial no julgamento no STF.

Também afirmou que decisões “secretas e ilegais” de Moraes relativas a big techs americanas representaram ataques à liberdade de expressão de cidadãos americanos e que o Brasil adota práticas comerciais injustas contra os Estados Unidos.



Fonte ==> Gazeta do Povo e Notícias ao Minuto

Relacionados