A etapa estadual da 6ª Conferência Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente (CNJIMA) foi encerrada pelos estados Bahia e Santa Catarina, no final de setembro. A conferência é um encontro pedagógico criado a partir dos projetos de ação em prol do meio ambiente construídos nas unidades escolares, principalmente por estudantes do 6º ao 9º ano. A iniciativa é promovida pelo órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental – Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O tema proposto para ser debatido e trabalhado nas escolas este ano – “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática” – está alinhado ao lema central da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que visa discutir e negociar medidas para combater as mudanças climáticas, com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa e na adaptação aos impactos já existentes. A COP30 acontecerá de 10 a 21 de novembro, em Belém.
Bahia – O encontro da Bahia reuniu, nos dias 25 e 26 de setembro, mais de 400 estudantes da rede estadual de ensino, de 113 municípios da Bahia, para discutir justiça climática, educação ambiental e os desafios das mudanças globais que impactam diretamente o cotidiano das comunidades. Divididos em grupos, os estudantes de diversos municípios baianos apresentaram os projetos desenvolvidos. Um dos destaques foi o projeto da estudante de 15 anos, Dijara Mota, do Colégio Estadual Hérlio Mascarenhas Cardoso, em Conceição de Feira (BA). Ela explicou que foi desenvolvida uma agenda coletiva de assuntos sustentáveis, disponibilizada on-line. Caio Roberto, de 14 anos, estudante do Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológica da Bahia, em Juazeiro (BA), também apresentou sua proposta, que tem o objetivo de valorizar a arborização nativa nas escolas.
Santa Catarina – Em Florianópolis, o encontro aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro. “Atividades como esta vão além do conhecimento. Elas estimulam o protagonismo estudantil e promovem a cidadania dos alunos. Preservar o meio ambiente é um dever de todos, e é fundamental que o senso de cuidado acerca dele seja fomentado desde a escola”, ressalta o gerente de Modalidades e Diversidades Curriculares da Secretaria de Estado da Educação, Anderson Rodrigo Floriano.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi
Fonte ==> MEC