O banco BV informou nesta quarta-feira que foi habilitado a operar as modalidades dos três programas do Plano Brasil Soberano, projeto do governo federal para empresas afetadas pela elevação das tarifas de importação sobre produtos brasileiros pelo governo Donald Trump.
O programa destina R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para crédito a empresas que tenham registrado pelo menos 5% do faturamento bruto entre julho de 2024 e junho de 2025 com produtos diretamente afetados pelas tarifas impostas pelos EUA.
Entre as linhas disponíveis estão: Capital de Giro, para despesas operacionais; Giro Diversificação, com incentivo à abertura de novos mercados, reduzindo dependência dos EUA; Bens de Capital, para aquisição de máquinas e equipamentos; e Investimentos, voltado à inovação, adaptação produtiva e fortalecimento das cadeias de valor. Os juros ficam entre 7,2% e 10,4% ao ano.
O programa, que tem a participação do BNDES, também oferece crédito complementar de R$ 10 bilhões para empresas com qualquer nível de impacto no faturamento, mesmo que não atinjam os 5% exigidos pelo FGE. Os recursos podem ser liberados em até três dias úteis.
Segundo Rogério Monori, diretor executivo de Atacado do banco BV, a estruturação do plano com apoio do FGE é um diferencial importante, pois reduz riscos de crédito e amplia o alcance das linhas para empresas diretamente impactadas pelas tarifas.
Fonte ==> Exame