Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Bolsonaro larga a mão de todos – 25/03/2025 – Mariliz Pereira Jorge

0

Nenhuma surpresa de que Jair Bolsonaro siga abandonando aliados pelo caminho quando não precisa mais deles. Nesta terça (25), deu mais um empurrão em Carla Zambelli rumo ao ostracismo político —não que ela não mereça, mas não é a primeira vez que ele a culpa pela derrota na eleição. A atitude apenas reforça que o ex-presidente rifaria até os filhos se puder posar de injustiçado, de mártir.

A declaração de hoje é um aceno a seus cupinchas para que não se empenhem em salvar o mandato da deputada, se confirmada a sua condenação pelo STF, pelas acusações de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. A Constituição estabelece que a Câmara deve analisar casos assim, transitados em julgado. Até lá, Bolsonaro já deve ter sido julgado e preso, mas não sem deixar um rastro de destruição.

Parece óbvio que a cena de Zambelli nas ruas de São Paulo, arma em punho, atrás de um cidadão, pode não ter agradado um número considerável de eleitores. Mesmo para bolsonaristas de carteirinha, ela atravessou a linha da barbárie, mas colocar em sua conta a perda da reeleição é só mais uma demonstração de covardia de Bolsonaro. A deputada entra para uma enorme lista de importantes figuras do bolsonarismo que foram escanteadas, a maioria por divergências políticas, mas ela é uma das únicas que segue fiel até quando não serve mais e é chutada feito cachorro morto, sem reagir.

A mensagem para seus seguidores é de que ele é um grande injustiçado, prejudicado por ter se cercado de gente incompetente e traiçoeira. Jair nunca tem culpa de nada. Da sua derrota, dos milhares de mortos pela demora na compra das vacinas, pela crise democrática em que mergulhou o país, pela falsificação de documento, por ter embolsado presentes milionários em viagens oficiais, pelo negacionismo ambiental, pelo autoritarismo, pelos ataques às instituições, por aprofundar a polarização, por ter feito do Brasil chacota internacional, pelas ameaças aos jornalistas, em especial às mulheres.

Resta saber quem não abandonará Jair Bolsonaro quando ele for preso. Peguem a pipoca.



Fonte ==> Folha SP

Relacionados