O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com a participação do ERC (Conselho Europeu de Pesquisa), lançou um edital de bolsas no valor de até 2.100 euros para doutores (R$ 13,2 mil). As inscrições vão até o dia 30 de setembro.
O objetivo é financiar 20 projetos de pesquisa com cientistas brasileiros, em colaboração com o ERC, que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no país. Cada proposta poderá solicitar até R$ 190 mil. É uma bolsa na modalidade desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior sênior.
Segundo o edital, a vigência dos projetos pode chegar a 24 meses de atividades, mas há um máximo de 12 meses de concessão de bolsas no exterior. Ou seja, o pesquisador, no momento de sua inscrição, apontará o número de meses fora do país. O sistema fará, então, o cálculo dos valores envolvidos no processo.
As bolsas não podem ser utilizadas para pagamento de prestação de serviço. Além disso, o proponente do projeto pode ser o beneficiário da bolsa ou pode indicar alguém do seu grupo de pesquisa para tal. Porém, na carta de aceite do ERC deve constar o nome do pesquisador que ficará no exterior pelo período combinado.
A chamada é concentrada em 28 áreas temáticas.
O edital foi lançado na última segunda-feira (11). O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em novembro deste ano e a previsão para o início das bolsas é janeiro de 2026.
Segundo o edital, para participar, é necessário já ter o aceite pelo projeto europeu do ERC. Há uma lista de projetos do conselho interessados em pesquisadores brasileiros que pode ser solicitada pelo email conae@cnpq.br.
Também é necessário ter currículo na plataforma Lattes e doutorado, ser coordenador do projeto e manter vínculo com instituição de execução do projeto ou, para caso de aposentados, comprovar manutenção de atividades acadêmico-científicas e apresentar declaração da instituição de execução do projeto concordando com a sua execução.
O CNPq está planejando a realização de um webnário, no início de setembro, para tirar dúvida em relação ao programa. A realização, porém, ainda será confirmada e anunciada via redes sociais. De toda forma, o conselho afirma responder a questões do interessados por meio do email conae@cnpq.br.
Fonte ==> Folha SP – TEC