Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como o McDonald’s cavou a nostalgia e reacendeu as guerras de frango

Como o McDonald's cavou a nostalgia e reacendeu as guerras de frango


As adições aos menus de fast-food raramente recebem seis meses para construir um burburinho, mas esse não foi o caso do retorno do lanche ao McDonald’s. O presidente dos EUA, Joe Erlinger, confirmou o retorno do item favorito do culto, que foi removido da maioria dos locais dos EUA em 2016, em dezembro de 2024, iniciando meses de hype dos fãs e da marca.

Mas o McDonald’s não estava sozinho. Em uma tentativa de seqüestrar a conversa e vencer os arcos dourados, Popeyes, em 2 de junho, anunciou a adição de envoltórios de frango ao seu menu, oferecendo “muito sabor sem gastar muito”.

Desde então, o marketing – e o sparring competitivo – continuou, com Taco Bell entrando no jogo de frango e KFC, Wingstop e até castelo branco dobrando o marketing em torno de frango. Esses esforços demonstram como os QSRs continuam comercializando a proteína, anos após a chamada Sandwich Wars de frango revigorou a categoria.

“Nossos dados de tráfego de pedestres indicam que, embora o valor seja importante, a inovação é igualmente relevante para os consumidores da QSR ao tomar uma decisão de compra”, disse RJ Hottovy, chefe de pesquisa analítica da placer.ai, em comentários por e -mail. “Nos últimos anos, o Chicken tem sido uma importante fonte de inovação na categoria QSR, desde novas ofertas de faixas de galinha até, mais recentemente, várias opções de lanches.”

Lovin ‘nostalgia

Para o McDonald’s, o poder da inovação está nos dados. No dia do retorno do lanche (10 de julho), as visitas à cadeia aumentaram 15%, em comparação com a média do ano, com as visitas em 11 de julho aumentando 22,3% em comparação com a média do ano.

“O retorno bem-sucedido do Snack Wrap é o mais recente exemplo de um sucesso revivido, reforçando o poder da nostalgia nas ofertas de tempo limitada do QSR de hoje”, disse Hottovy ao DIVE DIVENTO DE PUBLICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DIVER DE MARKETING DIVE.

Para comercializar o retorno do lanche, o McDonald’s se inclinou para a nostalgia, como tem tudo, desde uma celebração de vendas do aniversário de Grimace até refeições felizes, amigos de McNugget e copos de colecionadores. A marca lançou um portal da web de reminiscência para exagerar o retorno, estendendo a campanha com um local de TV, postagens sociais, anúncios fora de casa e uma ativação do Snapchat.

https://www.youtube.com/watch?v=zftqgkrdnko

Mas a cadeia também está usando o retorno do lanche para levar seu marketing adiante. A cadeia nomeou recentemente a tradução como sua nova agência registrada para o mercado de consumidores afro -americanos. Para chegar a esse mercado, a agência criou um personagem “UNC”, interpretado por Hassan Johnson (“The Wire”), que apresenta anúncios que assinam o sinalizador para uma geração de consumidores que não estavam por perto durante o auge do produto.

A tradução já trabalhou com o McDonald’s antes, na criação do icônico Jingle “I’m Lovin ‘It” e uma campanha de Big Mac “Think With Your Mouth”. Avançando, a marca e a agência esperam oferecer mais campanhas culturalmente informadas, lideradas por insights, de acordo com um comunicado.

As guerras de frango continuam

Em seus esforços para o Aneguge McDonald’s, Popeyes parecia instigar uma “batalha” completa com o que ele anunciou como o primeiro videoclipe de track de dissidência gerado por inteligência artificial. A cadeia fez uma parceria com o criador PJ Accetto para um vídeo que apresentava-entre outras coisas-uma festa de Popeyes, um cavaleiro de armadura brilhante e um palhaço deprimido e de fast-food.

“Mais do que apenas um vídeo de marca, isso marca uma mudança na fast food com os fãs: não através de anúncios polidos, mas através da criatividade colaborativa”, disse um porta -voz da marca em comunicado.

https://www.youtube.com/watch?v=v8DU3ZMXugg

Popeyes não estava sozinho em entrar nas chamadas guerras de envoltório. O Taco Bell construiu o lançamento de um produto crocante de Nuggets de frango com burritos e tacos crocantes de frango – este último semelhante a um lanche, por qualquer outro nome. Os produtos fazem parte de uma plataforma de galinha crocante completa e permanente que será lançada até 2026.

“O frango crocante está tendo um momento, mas nossos fãs fizeram um movimento”, disse o CMO TACO TAYLOR MONTGOMERY, em comunicado. “Não somos como qualquer outro ponto de galinha por aí, estamos fazendo frango crocante da única maneira de saber como: cheia de sabor e inconfundivelmente Bell Bell.”

Para se conectar com os fãs em torno da cultura, Taco Bell levou a Cameo para lançar uma ampla rede de embaixadores da marca, da atriz Kate Flannery (“The Office”), o rapper-ator Gata e o chef de celebridades Christian Petroni para os novos produtos de frango crocante. A cadeia também começou a executar um anúncio em que um consumidor pondera o improvável emparelhamento de um “frango crocante de um lugar de taco”.



Relacionados