Como os consumidores descobrem e se envolvem com as marcas está mudando fundamentalmente. Com milhões agora recorrendo às plataformas de pesquisa de IA para obter respostas e recomendações instantâneas, a visibilidade e a reputação da sua marca são cada vez mais moldadas pela forma como ela é mencionada e retratada em respostas geradas pela IA.
Essa mudança de paradigma significa que as marcas não podem mais depender apenas das técnicas tradicionais de SEO; Eles devem gerenciar proativamente sua presença neste novo ambiente de clique zero para evitar ser definido pela pesquisa de IA sem sua entrada ou controle direto.
A maneira como as plataformas de busca e os LLMs da IA percebem e retratam sua marca está longe de ser uma preocupação periférica, mas um pilar central da marca e gerenciamento de reputação.
Como a IA já está moldando sua narrativa de marca
Os LLMs criam sua compreensão da sua marca com base em seu retrato on -line. Isso significa que o conteúdo desatualizado, impreciso ou negativo pode afetar significativamente a percepção da marca, a confiança menor e, finalmente, custa aos clientes em potencial.
Essa mesma pesquisa descobriu outra tendência: mais de 40% dos usuários raramente ou nunca clicaram no material de origem das visões gerais da IA. Isso significa que, se sua marca for inicialmente descaracterizada em uma resposta de IA, é improvável que você tenha a chance de corrigir as informações com um clique ou pesquisas adicionais.
O take -away?
As marcas devem gerenciar ativamente sua narrativa on -line para garantir mensagens consistentes e positivas em todos os canais, onde a IA aprende e superfície informações para evitar ser definida sem sua entrada ou controle.
Por que sua reputação de marca está em jogo
Sem uma estratégia proativa, sua marca corre o risco de ser deturpada ou ignorada inteiramente em pesquisa orientada a IA, levando a vários problemas críticos:
Retrato impreciso ou negativo
Os modelos de IA sintetizam as informações de vastos conjuntos de dados e, se os dados em que são treinados contiver conteúdo desatualizado, impreciso ou negativo sobre sua marca, esses problemas podem ser refletidos nas respostas geradas pela IA. Os usuários relataram experimentar “conteúdo impreciso ou enganoso”, “contexto importante ausente”, “respostas tendenciosas ou unilaterais” e até “conselhos inseguros ou prejudiciais” das visões gerais da IA.
Perda de controle narrativo
Quando a IA modela os dados de “retrabalho” para criar respostas de conversação, a narrativa da sua marca pode ser retratada incorretamente, potencialmente prejudicando sua reputação. Isso significa que sua marca pode ser definida pelo que a IA diz, em vez de suas mensagens pretendidas.
Influência invisível e visibilidade perdida
Se sua marca não for mencionada ou representada com precisão na pesquisa de IA, os clientes provavelmente estão vendo – e escolhendo – seus concorrentes. Essa natureza zero clique das respostas da IA torna as métricas tradicionais de SEO inadequadas para rastrear a verdadeira influência da marca, pois os usuários podem descobrir sua marca via IA e depois navegar diretamente para o seu site posteriormente, tornando a atribuição desafiadora.
Erosão de confiança
Enquanto as visões gerais da IA oferecem conveniência, a confiança do usuário é frequentemente baixa, com 82% das pessoas relatando algum ceticismo. Se sua marca estiver associada a uma resposta de IA que é percebida como não confiável, ela poderá afetar negativamente a confiança do usuário em sua marca.

Neste exemplo, as informações de preços foram retiradas de uma fonte de terceiros datada em vez do site Hoka. Enquanto o ChatGPT passou pelo preço incorreto, ele ainda demonstra o risco de confiança envolvido.
Reforçar os sinais da marca através da comunidade, autoridade e menções positivas
Padronize suas mensagens, descrições e posicionamento onde quer que sua marca seja mencionada on-line para reforçar sua narrativa claramente em todas as plataformas orientadas a IA.
Target comumente citado sites
Trabalhe ativamente para que sua marca mencionasse no Sites LLMs com frequência, como Reddit, Quora e publicações de notícias respeitáveis. O envolvimento nessas comunidades e o fornecimento de insumos valiosos pode aumentar significativamente a visibilidade da IA.
Aproveite os canais de relações públicas e influenciadores digitais
Identifique as publicações de que a IA freqüentemente referenciam seu setor ou tópicos e depois busque cobertura positiva nelas. Construir relacionamentos com mídia, influenciadores e vozes do setor pode levar a valiosas menções contextuais de marca.
Incentive revisões autênticas e UGC
Os LLMs pesarem fortemente discussões autênticas; portanto, incentive seus clientes felizes a deixar análises detalhadas e honestas para ajudar a criar sentimentos positivos. Tanto melhor se houver resultados mensuráveis.
Verifique se todas as informações do produto estão atualizadas nesses sites e monitoram ativamente e se envolvem ativamente com discussões sobre sua marca nessas plataformas. Se você estiver usando dados, forneça detalhes sobre a metodologia de teste e use declarações curtas, declarativas e equilibradas.
Utilize listas estruturadas de “melhores”
Isso ajuda a solidificar as associações de marca ou produto. Organize listas com estrutura clara, explicando o processo de seleção e fornecendo as “melhores” classificações alinhadas com comportamentos de pesquisa comuns (por exemplo, “Melhor para freelancers com orçamento”).
O uso de chunking semântico (seções curtas e claramente rotuladas) e estruturas repetíveis ajuda a IA a analisar e extrair informações com eficiência.
Experimente a publicação de conteúdo mais ampla
Crie sites independentes que cobrem todo o seu setor, não apenas o seu produto. Destaque a experiência credível, a experiência comprovada e as idéias autorizadas para ajudar a ganhar confiança nos LLMs e mecanismos de pesquisa de IA. Considere redirecionar pesquisas ou conteúdo em formatos de vídeo para o YouTube e utilizar sites de publicação como Médio para estender seu alcance e ajudar a reforçar sua mensagem.

Como refinar o conteúdo para a visibilidade da IA
Se os rastreadores da AI não puderem analisar o conteúdo, eles simplesmente passarão para outra fonte ou concorrente. Com isso em mente, é vital usar técnicas e estruturas que permitam isso em seus próprios canais ou outros canais seguros.
Estrutura para clareza e legibilidade da IA
Os modelos de IA favorecem o conteúdo que fornece respostas claras e diretas, geralmente em formatos estruturados. Use perguntas frequentes, pontos de bala, guias passo a passo e mesas. Verifique se o conteúdo é organizado em seções claras e concisas com títulos de linguagem natural.
Priorizar a especificidade e dados
Substitua declarações vagas por estatísticas concretas, originárias, citações de especialistas e resultados do estudo de caso que os sistemas de IA podem extrair e citar facilmente como evidência. Adicionar suas credenciais e experiência ao Autor BIOS também pode sinalizar autoridade aos sistemas de IA.
Conteúdo personalizado para intenções e públicos
Crie conteúdo que responda às perguntas específicas, muitas vezes longas, do usuário, fornecendo respostas completas antecipadamente. Os LLMs podem fornecer respostas altamente personalizadas; portanto, é mais provável que o conteúdo alinhado com perfis e intenções específicos de usuários sejam mencionados.
Concentre -se na utilidade
Também é uma ótima prática criar ferramentas, modelos e estruturas com títulos claros e descritivos e conteúdo de suporte que explique seu uso e valor.
Garantir gerenciamento robusto de reputação online
Gerenciamento de sentimentos e fonte
Rastreie o sentimento da sua marca em prompts -chave e as fontes que os abastecem. Isso ajudará você a mapear os tópicos e os canais que você deve ter como alvo para ampliar os pontos fortes e abordar as fraquezas.
Gerenciamento de crises
Revise a sua marca, oferecendo holisticamente e defina faixas de conversação para obter os principais recursos ou posicionamento que devem estar alinhados. Desenvolva uma estratégia de gerenciamento de crises para abordar e mitigar o impacto de conteúdo impreciso ou pouco lisonjeiro rapidamente.
Monitore e responda
Talvez o mais vital. Não deixe feedback negativo para a bola de neve e tenha uma associação formada. Monitore continuamente as discussões on -line sobre sua marca. Responda rápida e estrategicamente a revisões e feedback, positivo ou negativo. Garantir mensagens consistentes é vital.

A Purple Innovation usa seu subreddit para responder rapidamente a clientes ou clientes em potencial. Além de criar uma experiência transparente, também permite que eles reforçam sua narrativa e sinais de marca na pesquisa de IA, dada a alta taxa de citação do Reddit.
Liderar ou ser definido pela pesquisa de IA
A pesquisa de IA está rapidamente se tornando um canal principal para a descoberta e pesquisa da marca. Os dados mostram que os visitantes de pesquisa de IA são notavelmente valiosos porque os LLMs os equipam com mais informações antecipadamente.
Os riscos são claros: se sua marca não estiver sendo mencionada ou claramente citada, você corre o risco de invisibilidade rápida e perde a participação de mercado para os concorrentes. Além disso, quando a IA precisa extrair informações de fontes de terceiros, pode levar a retratos imprecisos e a potencial desconfiança da marca se desatualizada ou imprecisa. Rastrear e otimizar essas fontes é vital.
O futuro da pesquisa é orientado a IA. As marcas que se adaptam agora assumirão a liderança na visibilidade. Você moldará proativamente a narrativa da AI da sua marca ou será definida por ela?
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As opiniões expressas neste artigo são as do patrocinador. A Martech não confirma nem disputa nenhuma das conclusões apresentadas acima.
Fonte ==> Istoé