Colhendo os resultados de uma estratégia que se mostrou adequada para lidar com a crise instaurada pela Pandemiaque paralisou a aviação civil mundial em 2020, e o fim de uma parceria comercial com a Boeing, a Embraer foi surpreendida pela imposição de tarifas sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos neste ano. Com um trabalho junto aos governos brasileiro e americano e o apoio de companhias aéreas dos Estados Unidos, a Embraer conseguiu ficar fora da sobretaxa de 40%.
A missão agora é tentar derrubar a alíquota restante de 10%. Durante todo esse processo, a companhia teve de adotar medidas de contingência para lidar com as incertezas comerciais e a escalada da tensão resultantes do anúncio inesperado pelo presidente americano, Donald Trump.
“Criamos um comitê de crise interno, composto por pessoas de várias áreas da companhia, que têm se reunido quase que diariamente para achar formas de reduzir o impacto das tarifas”, disse o presidente da terceira maior fabricante de aviões do mundo, Francisco Gomes Neto. A Embraer aparece entre as empresas brasileiras que mais perderiam negócios com a taxação de 50% sobre embarques aos EUA.
O executivo foi o primeiro entrevistado da segunda temporada do programa Liderança S/A, uma parceria entre o canal de notícias GloboNews e o jornal Valor Econômico. Com apresentação da jornalista Mônica Waldvogelo programa traz, semanalmente, CEOs, empresários e executivos renomados compartilhando experiências de gestão à frente dos negócios.
Ao mesmo tempo, conta Gomes Neto, a companhia intensificou a atuação junto aos governos, do Brasil e dos Estados Unidos, para mostrar a relevância da Embraer também para a aviação americana — a companhia tem mais de US$ 3 bilhões em ativos no país — e as potenciais consequências do tarifaço.
Gomes Neto disse ainda que a empresa procurou evidenciar os impactos econômicos da Embraer para os Estados Unidos, país onde a companhia está há 45 anos e onde emprega 2,5 mil pessoas. “88% dos acionistas da Embraer são residentes nos Estados Unidos”, acrescentou Gomes Neto, lembrando que uma perda de valor da empresa prejudica os investidores.
O executivo prosseguiu: “A gente tem uma equipe boa, em Washington, que ajudou nos contatos para permitir esse diálogo. Mas esse trabalho em equipe, e de escutar as pessoas o tempo inteiro, ajudou a gente a evoluir: buscar o contato certo, estruturar as informações e a comunicação, isso ajudou muito”, contou.
No diálogo bilateral para contornar o tarifaço, a Embraer destacou ainda a importância da empresa para a aviação regional americana: “São 100 milhões de passageiros transportados por ano (nos EUA) nos aviões da Embraer, quase 10% do total de passageiros transportados naquele país.”
Conforme o executivo, a aposta no trabalho em equipe contribuiu para o êxito nas negociações — o propósito, hoje, é voltar à alíquota zero para as exportações ao mercado americano. “Acredito muito no trabalho em equipe. A gente diz na Embraer: ‘better together’, melhor juntos”.
Ter clareza sobre as prioridades também foi essencial, em sua avaliação. “Sempre procurei atuar com pragmatismo e agir naquilo que a gente podia influenciar. No nosso caso, era a parte econômica. A parte política não tem como influenciar”.
Com um estilo de gestão que privilegia estar sempre perto das equipes, Gomes Neto defende programas internos de desenvolvimento de lideranças e a busca por excelência. “Estamos fazendo um manual de excelência e liderança. Queremos que cada líder da companhia, desde o CEO, os vice-presidentes até a supervisão, entendam perfeitamente o papel deles no dia a dia”, explicou.
Esse entendimento e a execução dos processos com simplicidade, sempre com troca de informações entre as equipes, elevam “substancialmente” a performance da companhia, acrescentou. “Aqui na Embraer, a excelência é fazer o básico de forma extraordinária”, disse.
Sobre sua trajetória, o executivo, que deixou o comando do grupo Marcopolo para assumir a liderança da Embraer em 2019, acredita que a combinação de competência e sorte foi decisiva.
“Passei por várias indústrias diferentes, onde pude aprender vários processos. Tive (também) a sorte de lidar com pessoas excelentes ao longo da minha carreira e, chegando na Embraer, encontro uma equipe fabulosa, no momento difícil que foi 2019, 2020. Com essa equipe fantástica, com essas fábricas lindas, não foi tão difícil assim”, contou.
Para lidar com a pressão do dia a dia, o presidente da Embraer diz que, nos momentos “de respiro”, desloca o foco para sua condição física. “ Academia, ginástica, corrida. Faço isso regularmente, pelo menos cinco vezes por semana. No final de semana, saio com a minha esposa. Vou encontrar os amigos. Vamos jantar, tomar vinho. E aqui dentro (da empresa), motivo as pessoas a fazer igual”, afirmou.
A segunda temporada do Liderança S/A terá 12 episódios, apresentados na GloboNews aos sábados, às 17h30, com reprise aos domingos em três horários: nas madrugadas (às 4h30), às 9h30 e às 23h. Assinantes do Globoplay também têm acesso à primeira temporada do Liderança S/A e aos novos episódios da segunda temporada.
Fonte ==> Exame