Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Criticado em desfile, Temer chama homenagem a Lula na Sapucaí de ‘bajulação’ | Política

Desfile da Acadêmicos de Niterói  — Foto: Bruna Prado/AP

O ex-presidente Michel Temer (MDB) reagiu à sua menção no desfile no Rio de Janeiro da Acadêmicos de Niterói deste domingo (15), em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dizendo ter “saudades da Tuiuti”, em referência à escola de samba que o retratou como vampiro em 2018.

No desfile deste domingo, Temer apareceu em cena na qual arrancou a faixa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em menção ao impeachment dela. Ele era vice de Dilma e é criticado pela esquerda, que caracteriza o impeachment como golpe e passo para a ascensão de Jair Bolsonaro (PL) anos depois.

Em nota enviada pela assessoria, Temer chamou de “bajulação” o desfile feito em homenagem a Lula.

“Como o samba é o espaço da criatividade e da fantasia, não faz sentido cobrar rigor histórico num enredo ou questionar a troca da crítica social pela bajulação na Sapucaí”, afirmou. “A sátira política é parte da tradição do carnaval. E como defensor da liberdade de expressão e da liberdade artística, não julgo as escolhas feitas como tema na avenida”.

O problema, disse Temer, é quando adotam o “ilusionismo na Esplanada, promovendo a irresponsabilidade fiscal, juros altos e o endividamento público crescente — e negando conquistas, como as reformas trabalhista, do ensino médio e da previdência”.

“É triste ver a troca da ponte para o futuro por uma volta ao passado. Olha o Brasil aí… gente!”, finalizou em nota.

Em 2018, Temer foi retratado pela Tuiuti como vampiro. A escola citou a reforma trabalhista de seu governo, ao mesmo tempo em que questionou até que ponto a escravidão tinha acabado.

O desfile em homenagem ao presidente Lula deste domingo, por sua vez, contou a história do político deste a sua infância até chegar à Presidência.

O ato contou com ala em que integrantes da escola desfilaram com roupas vermelhas com estrelas no peito, mas sem o número 13 do PT. O jingle “olê, olê, olá, Lula! Lula!” constou no enredo, bem como referência a Bolsonaro como palhaço e presidiário.

Desfile da Acadêmicos de Niterói — Foto: Bruna Prado/AP



Fonte ==> Exame

Relacionados