Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

FMI saúda auxílio financeiro de ‘parceiros’ à Argentina e reforça apoio a Milei às vésperas de eleição | Mundo

FMI saúda auxílio financeiro de ‘parceiros’ à Argentina e reforça apoio a Milei às vésperas de eleição | Mundo

O Fundo Monetário Internacional (FMI) declarou nesta quinta-feira (2) que está trabalhando em conjunto com outras autoridades para providenciar auxílio financeiro à Argentina e reforçou o apoio à agenda neoliberal do presidente argentino, Javier Mileia pouco menos de um mês das eleições legislativas no país.

Em coletiva de imprensa, a porta-voz da instituição, Julie Kozackdisse que o FMI recebeu bem os anúncios de resgate financeiros feito por “parceiros da Argentina”, mencionado os EUAo Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)e que o fundo continuará a exigir das autoridades locais um “compromisso inabalável com a âncora fiscal”.

“Isso será conquistado por meio de uma política monetária consistente e de uma estrutura cambial para reconstrução de reservas”disse a porta-voz.

Por fim, Kozack reforçou, de forma discreta, o apoio da instituição à agenda do presidente argentino, Javier Milei, ao declarar que o FMI “no âmbito do programa em andamento, enfatiza a necessidade de um apoio político amplo à implementação da ‘ambiciosa’ agenda de reforma das autoridades.

A derrota do partido de Milei nas eleições locais da província de Buenos Aires abalou a confiança do mercado financeiro no país, ao colocar em xeque o apoio político ao presidente e à sua agenda de medidas neoliberais.

Na semana passada, o governo dos Estados Unidos havia anunciado uma linha de swap de US$ 20 bilhões para a Argentina.



Fonte ==> Exame

Relacionados