Paleontólogos no Peru revelaram, na quarta-feira (17), o esqueleto fossilizado de uma antiga criatura semelhante a um golfinho, com idade estimada de 8 a 12 milhões de anos.
Os restos foram descobertos em julho no deserto de Ocucaje, uma área ao sul da capital Lima que já foi parte do oceano Pacífico.
O paleontólogo Mario Urbina, que participou da descoberta, referiu-se ao antigo local como um “grande hotel”, explicando que as montanhas costeiras criavam uma barreira contra fortes correntes, tornando-o um lugar ideal e calmo para a reprodução de animais marinhos.
A região foi um mar por aproximadamente 45 milhões de anos.
Pesquisadores do Instituto Geológico, Mineiro e Metalúrgico estatal do Peru (Ingemmet) observaram que a descoberta ajuda a entender a geografia do passado e como a linha costeira mudou ao longo dos milênios.
Os desertos do Peru são considerados um rico cemitério para antigas espécies marinhas, com um fóssil de 9 milhões de anos de um parente do tubarão branco encontrado no início deste ano.
Restos pré-históricos também foram encontrados em outras regiões do Peru, longe da costa. Em abril de 2024, especialistas apresentaram o crânio fossilizado do maior golfinho de rio conhecido, que habitava o que é hoje a amazônia há cerca de 16 milhões de anos.
Fonte ==> Folha SP – TEC