Chen Ning Yang, um dos físicos mais renomados do mundo e vencedor do Prêmio Nobel, morreu aos 103 anos, em Pequim, neste sábado (18), informou a agência de notícias estatal Xinhua.
Nascido em Hefei, na província de Anhui, no leste da China, em 1922, Yang compartilhou o Prêmio Nobel de Física com Tsung-Dao Lee em 1957. Ele também era membro da Academia Chinesa de Ciências e professor na prestigiada Universidade Tsinghua.
O prêmio foi dado por uma descoberta que surpreendeu o mundo científico, relatada no artigo “Indagação Sobre a Conservação da Paridade nas Interações Fracas”. Curiosamente, foi um Nobel de Física que despertou grande interesse popular, ganhando as páginas da grande imprensa, suscitando muitos debates em todos os níveis, dando aos então jovens autores da descoberta uma fama duradoura.
Yang, cujo nome também é escrito como Yang Zhenning, estudou para seu doutorado na Universidade de Chicago na década de 1940.
Desde 1999, Yang lecionava na Universidade Tsinghua, onde também passou oito anos de sua infância quando seu pai era professor.
A Tsinghua deixou as cores de seu site em tons de cinza no sábado em memória de Yang.
“Minha vida foi um círculo, onde comecei de um ponto, viajei um longo caminho e finalmente retornei ao lugar de onde vim”, teria dito Yang, segundo citação da Tsinghua.
Fonte ==> Folha SP – TEC