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Resumo de mergulho:
- Os gastos com publicidade nos EUA na economia criadora devem atingir US$ 37 bilhões este ano, um aumento de 26% em relação aos US$ 29,5 bilhões gastos em 2024 e quase três vezes os US$ 13,9 bilhões gastos no canal em 2021, de acordo com um novo relatório do Interactive Advertising Bureau compartilhado com Marketing Dive.
- O “Relatório de estratégias e gastos publicitários da economia dos criadores” do IAB destaca como os criadores cresceram em publicidade, com quase metade dos profissionais de marketing citando o conteúdo dos criadores como algo “obrigatório”. As descobertas também destacam o papel crescente que se espera que a inteligência artificial desempenhe no conteúdo dos criadores.
- O relatório também destaca os desafios que permanecem, com um terço dos anunciantes citando “encontrar o criador certo” como a sua principal dificuldade no espaço. Outros pontos críticos incluem a necessidade de melhores atribuições, relatórios e padrões para autenticação do público.
Visão do mergulho:
A economia criadora evoluiu rapidamente de um canal experiencial para um marketing obrigatório. O novo estudo do IAB entrevistou mais de 450 tomadores de decisão sobre gastos com publicidade, 48% dos quais disseram que os criadores são essenciais para seus planos de marketing, classificando o canal como o terceiro mais importante depois da pesquisa paga e das mídias sociais. Os entrevistados citaram a capacidade dos criadores de criar personalização em escala e as conexões entre os criadores e seu público como razões para investir no espaço.
A maioria das marcas usa campanhas de criadores para desenvolver o reconhecimento da marca – citado como objetivo principal por 43% dos entrevistados – e para alcançar novos públicos, um foco citado por 41%. Quase um terço dos anunciantes citaram o aumento de vendas e conversões on-line como meta principal, sugerindo valor em todo o funil de compra. Na verdade, 40% dos entrevistados classificaram o retorno geral do investimento como o principal indicador de desempenho para campanhas de criadores.
Um ponto-chave de atrito é encontrar um criador que se alinhe com a marca, de acordo com o relatório. Cinquenta e oito por cento dos entrevistados disseram que o principal critério ao avaliar os criadores é a reputação, enquanto 56% disseram que o alinhamento do público é a sua principal prioridade.
“O ecossistema de marketing de criadores ainda é altamente fragmentado, com modelos de parceria variados, orçamentos isolados e padronização limitada, tornando difícil para os profissionais de marketing avaliar coisas como adequação ao público ou credibilidade do criador em escala”, disse Zoe Soon, vice-presidente do Centro de Experiência do IAB, nos detalhes do lançamento.
Tal como acontece com outros setores da mídia, a IA perturbou a economia criadora. Quase três quartos dos compradores de anúncios criadores já estão usando ou planejam usar IA no próximo ano para ajudá-los a aumentar a eficiência. Especificamente, 49% dos entrevistados usam atualmente a tecnologia para edição de conteúdo, enquanto 46% usam IA para resumos de criadores e 45% a usam para personalização de conteúdo. Ao mesmo tempo, 95% dos anunciantes estão preocupados com o uso da IA nas campanhas dos criadores, especialmente na forma como pode impactar a capacidade de conexão humana.
Os anunciantes também estão preocupados com áreas como transparência, medição e padronização. Entre as oportunidades de melhoria descobertas pelo relatório do IAB estavam atribuição avançada, relatórios consistentes, ferramentas de descoberta e verificação de criadores e padrões de autenticação de público.