O governo federal cederá terrenos da União no estado do Tocantins para expansão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com a participação do Ministério da Educação (MEC), prevê a cessão de uso gratuito de imóvel à UFT para implantação de moradias de estudantes em Palmas (TO), e a cessão de dois lotes para a expansão do campus Paraíso do Tocantins, do IFTO.
O anúncio foi realizado nesta sexta-feira, 27 de junho, no município tocantinense de Araguatins, com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e do secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini.
O presidente Lula celebrou o anúncio e destacou investimentos em educação, como a expansão dos campi de universidades federais e de institutos federais. “Queremos que o filho do pobre tenha direito de disputar uma vaga na universidade com o filho do rico”, destacou. O presidente ainda enfatizou outras políticas prioritárias do MEC para melhorar a educação no país: “vamos trabalhar para fazer escola em tempo integral no Brasil inteiro. Também criamos o Pé-de-Meia para não deixar que meninos e meninas desistissem da escola para ter de cuidar do orçamento de casa.”
Representando o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, Barchini afirmou que a parceria entre o MEC e o MGI, em especial com a Secretária do Patrimônio da União (SPU), permite que a expansão e a consolidação das universidades e institutos federais prospere. “A cessão de uso dos terrenos vai proporcionar mais conforto aos estudantes do IFTO, que estudarão mais perto e com mais segurança, e, para os estudantes da universidade, teremos mais moradia estudantil para aqueles que precisam”, completou.
Detalhamento – Com a implementação da Casa do Estudante no terreno cedido à UFT, 70 estudantes cotistas do Programa de Residência Médica terão moradia. Na área, também funcionará a Escola de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Serão investidos R$ 6,5 milhões para adaptações no prédio com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e recursos próprios da universidade. O montante será destinado para a realização de adequação, reforma e aquisição de mobiliário e equipamentos.
No IFTO, a expansão vai atender à crescente demanda por cursos técnicos integrados ao ensino médio e superior na região; ampliando as oportunidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em benefício da comunidade e as atividades de extensão para promover o envolvimento da instituição com a sociedade e solucionar desafios regionais; além de contribuir significativamente para o avanço educacional e tecnológico do município de Paraíso do Tocantins e do Vale do Araguaia. O IFTO vai reformar e adequar o novo espaço recebido para transformá-lo no padrão das unidades da instituição.
A ministra Esther Dweck explicou que a entrega do imóvel para o IFTO atende a uma demanda da população. “Para chegar ao campus, a população tinha de atravessar uma BR e corria muito risco. Então, o reitor perguntou se gente tinha uma área do outro lado da estrada, porque a comunidade estava deixando de estudar porque corria muito risco ao atravessar e estava com medo. Então, estamos regularizando isso”, afirmou.
No evento, ainda foram entregues Títulos de Regularização Fundiária e assinados Acordo de Cooperação Técnica entre o governo federal e o estado no âmbito dos Programas Imóvel da Gente e Terra da Gente. Também participaram da cerimônia o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e o governador, Wanderlei Barbosa; além dos reitores da UFT, Luís Eduardo Bovolato; e do IFTO, Antonio da Luz Júnior; parlamentares e outras autoridades.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva
Fonte ==> MEC