Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Já pensou em estudar em Chicago?

Já pensou em estudar em Chicago?

The University of Chicago – Foto: Andrea Tissenbaum

Depois de um mês trabalhando remotamente, curtindo minha visita a familiares e aproveitando o tempo livre em museus, longas caminhadas e passeios, preciso falar sobre Chicago. Viver o cotidiano como uma “moradora” nesta cidade foi uma experiência deliciosa e muito interessante.

Começo por dizer que apesar do frio (sim, faz muito frio em Chicago), a cidade é linda. Super arborizada, fica às margens do Lago Michigan e conta com 45 quilômetros de praias, parques e uma linha do horizonte deslumbrante. Eu, que cheguei no início de abril, tive o privilégio de ver as flores desabrocharem, as árvores ganharem folhagem e a alegria da primavera contagiar as pessoas. Em dias ensolarados, independentemente da temperatura, a quantidade de gente aproveitando os espaços públicos é impressionante.

A praia | Lakeshore Chicago – Foto: Andrea Tissenbaum

Conhecida como “The Windy City” (a Cidade dos Ventos), Chicago deve seu apelido à proximidade com o lago e aos seus edifícios imponentes que criam verdadeiros corredores de vento. Na primavera e no verão essa característica é deliciosa, mas no inverno, a força das rajadas derruba a sensação térmica em vários graus, e cria uma experiência bem intensa. No entanto, como os locais falam, é só andar bem agasalhado que você se acostuma com o clima.

Outra característica marcante de Chicago é sua arquitetura, que combina inovação e história. Berço dos arranha-céus, famosa por edifícios icônicos como o Willis Tower (Sears Tower) e o Wrigley Building, dentro muitos outros, Chicago também é lar de charmosas casas de época, que refletem diferentes períodos arquitetônicos. E é exatamente essa diversidade de estilos que encontramos nas universidades, onde simplesmente estar é uma fonte de inspiração que desperta o desejo por aprender e adquirir conhecimento.

Robie House | Frank Lloyd Wright; Foto: Andrea Tissenbaum

Estudar em Chicago é uma oportunidade única, pela intensa vida cultural, pelo multiculturalismo e pela receptividade dos “Chicagoans” a quem chega por aqui. Além disso, ser aceito por uma universidade de ponta com uma infraestrutura de tirar o fôlego também é um privilégio.

Ranqueada entre as 10 melhores do mundo, The University of Chicago é famosa por sua excelência em economia, direito, políticas publicas, física e filosofia. Na mesma toada, Northwestern University, localizada em Evanston, é amplamente reconhecida por sua excelência em Jornalismo e da Comunicação, Negócios, Engenharia, Teatro e Artes Cênicas. Além disso, os incríveis campi de ambas abrigam uma ampla variedade de programas de altíssimo nível.

Northwestern University | Foto: Andrea Tissenbaum

Mas as opções vão além dessas duas instituições! Muito respeitado nas áreas de engenharia, arquitetura e ciência da computação, o Illinois Institute of Technology (IIT), é uma ótima escolha para quem busca uma formação sólida com foco em inovação e tecnologia. A University of Illinois Chicago (UIC), uma universidade pública, também se destaca por sua forte atuação em pesquisa — especialmente nas áreas de Saúde, Engenharia e Negócios.

Loyola University Chicago é forte nas áreas de ciências da saúde, direito e ciências sociais. Seu Lakeshore Campus é belíssimo, assim como suas diversas unidades no centro de Chicago, muito bem equipadas e localizadas. DePaul University, é excelente em negócios, comunicação, ciência da computação e artes.

Para os criativos, Chicago tem excelentes surpresas. A School of the Art Institute of Chicago (SAIC) é uma das melhores escolas de arte dos Estados Unidos. Fundada em 1866, tem uma longa tradição em formar artistas de destaque no cenário internacional. E, Columbia College Chicago é uma boa pedida para quem quer fazer graduação ou pós-graduação, com foco em artes, cinema, mídia e artes cênicas.

Todas essas instituições de ensino — mesmo aquelas com os tradicionais campi ao estilo americano — têm forte presença no coração da cidade, conectando os alunos à vibrante vida urbana de Chicago e às mais diversas vivências, incluindo experiências profissionais, como estágios, ao longo do curso.

Bem-vindos a Chicago, eleita pelo oitavo ano consecutivo como a “Melhor Grande Cidade dos EUA” pelos leitores do prêmio Condé Nast Traveler Readers’ Choice. Se este destino não estava nos seus planos, reconsidere, porque estudar nesta cidade é sem dúvida uma oportunidade imperdível.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais

Entre em contato: tissen@atissen.com.br

Siga o Blog da Tissen no Linkedin, Instagram, e Facebook.





Fonte ==> Estadão

Relacionados