O lucro operacional da Samsung Electronics aumentou mais de 31,8% no terceiro trimestre em relação ao ano anterior, graças à forte demanda por chips de memória.
Ao divulgar suas projeções de lucros na terça-feira, a maior fabricante mundial de chips de memória afirmou que seu lucro operacional atingiu 12,1 trilhões de wons (US$ 8,5 bilhões) no período de julho a setembro, um aumento de 31,8% em relação ao ano anterior.
A receita da Samsung cresceu 8,7%, para 86 trilhões de wons, no mesmo período. Na comparação com o segundo trimestre, o lucro operacional da empresa cresceu 158,6%, enquanto a receita subiu 15,3%.
A Samsung planeja divulgar seus resultados completos por divisão e realizar uma teleconferência de resultados ainda este mês.
A previsão surge duas semanas após a Samsung e a OpenAI anunciarem uma parceria que permitirá à empresa sul-coreana fornecer chips de memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) para o projeto Stargate da OpenAI, que visa a construção de data centers de grande porte nos Estados Unidos.
Analistas afirmam que a Samsung pode ter reconquistado a liderança no mercado global de memória no terceiro trimestre, de sua rival local, a SK Hynix, beneficiando-se de preços e volumes de vendas mais altos do que o esperado de chips de memória DRAM e flash NAND de uso geral, impulsionados por investimentos em inteligência artificial com foco em servidores.
“Este ano, o mercado de DRAM sofreu com escassez de oferta, começando com a HBM e se estendendo tanto a produtos antigos quanto a produtos mais novos de uso geral”, disse o diretor de pesquisa da Counterpoint, MS Hwang, em nota na segunda-feira, referindo-se a chips avançados de memória de alta largura de banda (HBM), essenciais para a computação de inteligência artificial.
No entanto, Hwang afirmou que a Samsung enfrenta desafios no desenvolvimento da HBM, embora a empresa pareça ter alcançado bons resultados com as remessas de HBM3e para a Nvidia recentemente.
“O impacto no volume continua limitado. Para recuperar sua liderança de mercado anterior, a Samsung precisa levar esse impulso para seu produto de próxima geração, o HBM4”, disse ele.
Fonte ==> Exame