O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta segunda-feira, 11 de agosto, do lançamento do Desafio Nacional de Inovação – Festival Curicaca, edital que vai distribuir R$ 200 mil para soluções tecnológicas voltadas ao enfrentamento dos desafios produtivos e territoriais do país. As inscrições estão abertas até 22 de agosto, pela plataforma Prosas. A iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) se diferencia por contemplar empresas, startups, empreendedores, pesquisadores e cidadãos com boas ideias, divididos nas categorias Ideação (ideias em estágio inicial) e Validação (soluções já testadas).
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, ressaltou a importância de aproximar a educação do mundo do trabalho.
“É um motivo de orgulho celebrarmos este edital. A escola precisa se abrir, a universidade deve transcender seus dogmas para se conectar com a sociedade. Projetos como este aproximam o mundo do trabalho, o setor produtivo e os arranjos sociais e produtivos locais”, destacou.
O presidente da ABDI, agência vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ricardo Cappelli, destacou que a iniciativa reforça a vocação do país para a inovação. “Esse edital é mais uma ação da ABDI, junto com seus parceiros, para fortalecer a vocação do Brasil pela inovação, pelo desenvolvimento de novas tecnologias e pela busca da fronteira do conhecimento. O Festival Curicaca integra esse esforço de aproximar indústria, inovação, universidades e Institutos Federais, para fortalecer e discutir a indústria do futuro, que não é mais feita de chaminé e fumaça, mas de inovação, biotecnologia e sustentabilidade”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da ABDI
Fonte ==> MEC