Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

MEC participa da maior competição de EPT do país — Ministério da Educação

WhatsApp Image 2025-09-24 at 08.41.19.jpeg

O Ministério da Educação (MEC) participará do maior evento de educação profissional e tecnológica (EPT) do país, o WorldSkills Brasil 2025. A etapa final da competição acontece de 24 a 28 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), das 9h às 17h (horário de Brasília). A disputa reúne 387 estudantes de cursos técnicos e tecnológicos, dos quais 12 são estudantes de instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os vencedores representarão o país na etapa mundial da competição, que será realizada em 2026, em Xangai, na China. 

A Rede Federal é representada por estudantes do Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha); Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN); Instituto Federal de Alagoas (IFAL); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Instituto Federal do Maranhão (IFMA); Instituto Federal do Ceará (IFCE); Instituto Federal da Paraíba (IFPB); e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ). 

Os jovens competirão em 10 das 46 ocupações do evento: Desenvolvimento de Aplicativos Móveis; Eletrônica; Robótica; Robótica Móvel Autônoma; Tecnologia em Design Gráfico; Arte Digital para Jogos; Tecnologia da Água; Manufatura Aditiva e Técnico em Design Industrial; e Cloud Computing. Serão mais de 18 horas de prova prática.  

Seminário – O WorldSkills Brasil 2025 é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que também realizará, paralelo à competição, o Seminário Internacional de Educação Profissional Senai 2025. O encontro reunirá especialistas globais para discutir os impactos da transformação digital no mundo do trabalho. 

Na quinta-feira, 25 de setembro, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, fará a palestra “A Nova Política Nacional da Educação Profissional e Técnica”. A apresentação será às 9h30, durante o painel “Tecnologia e Talento em sinergia: a nova dinâmica da educação profissional”. O secretário apresentará as diretrizes brasileiras para a educação profissional frente à transformação digital, como a modernização curricular, a articulação com o setor produtivo e a estratégia nacional para formar jovens e trabalhadores. 

O seminário será híbrido e ocorrerá no auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com transmissão pelo canal do Senai no YouTube. Para participar, é necessário se inscrever neste link.  

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), bem como representantes da China, da Índia e do Brasil também participarão do painel. As autoridades apresentarão políticas de qualificação para a economia digital, enquanto os painéis abordarão as novidades no perfil do trabalhador, as estratégias de formação para profissões do futuro e cases internacionais que mostram a inovação de instituições e empresas para atender às demandas da indústria global. 

WorldSkills – A competição reúne 89 países e ocorre a cada dois anos desde 1983. A cada edição, o Brasil aumenta o número de competidores e melhora a colocação no quadro de medalhas, conquistando o pódio mundial nas últimas quatro edições. Em 20 participações, o país já conquistou 130 medalhas, o que posiciona a educação profissional e tecnológica brasileira como referência mundial. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec 



Fonte ==> MEC

Relacionados