Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ministério da Saúde qualifica profissionais na realização de exames de carga viral

Ministério da Saúde qualifica profissionais na realização de exames de carga viral

Na quinta-feira (10), o Ministério da Saúde promoveu webinário visando qualificar os(as) profissionais que realizam exames de quantificação da carga viral do HIV, das hepatites B e C e detecção de Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae (CT/NG) – respectivamente clamídia e gonococo – em boas práticas de biologia molecular.

O evento foi promovido pelo Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) do Ministério da Saúde e contou com palestras de diversas profissionais do tema. Os testes de carga viral de HIV, hepatites B e C e Biologia Molecular para detecção de CT/NG são ofertadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encontro, a especialista em aplicações de campo da empresa americana Cepheid, Nayra Soares do Amaral, abordou a importância das boas práticas na metodologia point-of-care, metodologia esta que permite a realização de exames de biologia molecular rápida por meio da obtenção de resultados em curto prazo, reduzindo o tempo de decisões clínicas. Por sua vez, a assessora científica da Roche, Rafaela Andrade, palestrou sobre as boas práticas em metodologias automatizadas e de alto rendimento.

A representante da coordenação de atendimento do Laboratório Central da Bahia, Jussara Silveira, compartilhou a experiência da instituição nos cuidados na fase pré-analítica com a gestão de rede convencional e rápida. Já a tecnologista em Saúde Pública no serviço de Diagnóstico Molecular e Citometria do Instituto Nacional de Infectologia Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, Simone Silva, relatou a rotina de boas práticas de um laboratório de biologia molecular.

Para o diretor do Dathi/MS, Draurio Barreira, essa iniciativa visa assegurar a qualidade do atendimento e dos resultados clínicos, de forma a ter análises mais precisas para o diagnóstico e cuidado oportuno das pessoas vivendo com essas infecções. “A qualificação contínua dos profissionais permite que estejam atualizados quanto às tecnologias disponíveis. Isso é vital para alcançarmos as metas de eliminação das hepatites e da aids enquanto problemas de saúde pública”.

O webinário contou com moderação das consultoras técnicas do Dathi/MS Amanda Morais e Fernanda Conte. A equipe de diagnóstico do Departamento monitora as Redes Laboratoriais e Serviços de Saúde, que requerem o acompanhamento para garantia da qualidade dos exames.

Ministério da Saúde



Fonte ==> Gazeta do Povo e Notícias ao Minuto

Relacionados