O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveiradisse que a pasta está atuando de forma coordenada com a Copel, distribuidora de energia elétrica do Paraná, para restabelecer o fornecimento da eletricidade em Guarapuava e Rio Bonito do Iguaçu. A região foi atingida por um tornado, causando seis mortes e deixando 600 pessoas feridas, além de milhares de pessoas desabrigadas no Estado.
Santa Catarina também foi afetada pelo tornado, mas no Paraná os efeitos foram maiores: o tornado foi classificado preliminarmente como de categoria F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h.
Em participação durante o lançamento da pedra fundamental das obras do parque solar Noronha Verde, da Neoenergia, em Fernando de Noronha, neste sábado (8), Silveira se solidarizou com as vítimas e disse que o MME está atento para o restabelecimento da energia.
Disse também que a pasta acompanha o deslocamento do tornado em direção ao Sudeste e que está em contato com as distribuidoras da região para garantir um atendimento rápido e preventivo em caso de impactos.
O desastre climático, que devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu e afetou também outros municípios, aconteceu em meio à Cúpula de Líderes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30que acontece em Belém, no Pará. A conferência em si começa na próxima segunda-feira (10) e vai até o dia 21 deste mês.
Fonte ==> Exame