O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve no 27º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (Fnesp) nesta sexta-feira, 26 de setembro, evento promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo (Semesp). Em sua fala, o ministro ressaltou os resultados do programa Mais Professores para valorização da carreira docente no país, com destaque para uma de suas ações, o Pé-de-Meia Licenciaturas, que promoveu aumento de ingressantes nesses cursos — o número de estudantes matriculados em cursos presenciais de licenciaturas com nota igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu 60% em 2025, em comparação ao ano anterior.
“Temos de incentivar os jovens a seguirem a carreira de professor, que está desvalorizada. Resolvemos promover a qualidade da formação dos professores nesse país, porque temos de ter bons professores na rede básica. Para isso, criamos o Pé-de-Meia das Licenciaturas, que dá uma bolsa de estudos do primeiro ao último ano para formar mais professores”, disse Santana.
“Agora, trabalhamos para criar a Carteira de Identidade Nacional do Professor. No dia 15 de outubro vamos lançar a carteira, tanto para os professores da pública quanto privada, que vai dar benefícios no setor hoteleiro, em empresas de alimentação e acesso a filmes, cursos, capacitação”, completou, citando as ações da pasta no âmbito do Mais Professores.
Além da criação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), o Ministério da Educação (MEC) também criou o selo #TôComProf. Parte do programa Mais Professores para o Brasil, o selo é uma iniciativa do MEC em parceria com empresas de todo o país para garantir descontos, benefícios e vantagens especiais para um público potencial de 2,7 milhões de professores.
As companhias devem ofertar serviços financeiros ou comerciais de alimentação; cultura e lazer; higiene e limpeza; moradia; saúde; transporte; entre outros. O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral, durante um período de até 12 meses.
Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa tem como objetivos fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa busca atender aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país, da educação básica à superior, e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte ==> MEC